Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Vaccinium corymbosum

mirtilo

Foto de Randy Nonenmacher, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma planta encontrada em solos úmidos e ácidos, com pH de 4,5 a 5,5, nas margens de pântanos. Suas bagas são uma fonte de alimento para pássaros nativos e migratórios, ursos e pequenos mamíferos. É muito atrativa para as abelhas e as mamangavas, sendo elas suas principais polinizadoras. Foi analisada e domesticada em 1908 pela especialista em agricultura Elizabeth Coleman White (1871 – 1954) e pelo botânico Frederick Vernon Coville (1867 – 1937).

Foto de Rob Hille, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pode ser pensada no paisagismo formando grupos ou cercas, também em vasos pode ser cultivada. Adubações com 15 gramas por m² de sulfato de amônia podem ser feitas no início da primavera. Os mirtilos produzem não apenas frutas deliciosas, mas também suas flores são lindas na primavera e as folhas adquirem tonalidades amareladas e avermelhadas no outono. Esses frutos suculentos são ricos em antioxidantes e ótimos para comer recém-colhidos ou para adicionar às sobremesas.

Foto de Rasbak, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Atualmente está sendo cultivada no município de Itá, região Oeste de Santa Catarina.

É propagada por estacas com 10 a 15 centímetros de comprimento, no final da primavera ou no início do verão.

  • Sinônimos estrangeirosnorthern highbush blueberry, blue huckleberry, tall huckleberry, swamp huckleberry, high blueberry, swamp blueberry, (em inglês); arándano, arándano azul, mora azul, (em espanhol); myrtillier à corymbe, myrt illier en corymbe, myrtillier américain, myrtillier arbustif, myrtyllier à corymbes, (em francês).
  • Família: Ericaceae.
  • Características: arbusto frutífero de folhas caducas.
  • Porte: 1,80 a 3,50 metros de altura.
  • Fenologia: primavera. Frutificação verão.
  • Cor da flor: branca ou rosa claro.
  • Cor do fruto: azulado.
  • Cor da folhagem: verde, no outono as folhas ficam vermelhas.
  • Origem: leste do Canadá e leste e sul dos Estados Unidos.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno, meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Um belo texto sobre o mirtilo americano. Vale lembrar que o vaccinium corymbosum é o mirtilo americano de arbusto alto do Sul (southern highbush blueberry). A planta é famosa por necessitar de horas hibernais no inverno para indução da floração (hora hibernal é o tempo que a planta precisa ser submetida a temperaturas entre aproximadamente 2 e 7 graus celsius para que floresça na primavera/verão e dê frutos posteriormente). Devido a isso, seu cultivo no Brasil começou na região sul. Contudo, com o passar do tempo, cultivares mais modernas do vaccinium corymbosum começaram a ser desenvolvidas e cultivadas em outras partes por precisarem de poucas ou até nenhuma hora hibernal. Hoje, o mirtilo é cultivado com sucesso no estado de São Paulo, Brasília e até em regiões do Rio de Janeiro dentre outros. A cultivar BILOXI é famosa por precisar de nenhuma hora hibernal para produzir e é autofértil (não necessita polinização cruzada, embora os mirtileiros produzam bagas de maior tamanho quando recebem pólen de outra cultivar por polinização cruzada). Outras duas cultivares (EMERALD e JEWEL) são famosas por precisarem de poucas horas hibernais (em média 200 horas), porém, num estudo agrônomo no município de Piracicaba em São Paulo, essas duas cultivares se deram bem sem nenhuma hora hibernal. Entusiastas de jardinagem no Havaí também plantaram essas cultivares (EMERALD e JEWEL) por lá, onde não há condição para submeter a planta a horas hibernais, e obtiveram sucesso na produção. Eu moro no município do Rio de Janeiro, famoso pelo clima úmido e quente, e tenho 3 exemplares da cultivar BILOXI. Todos muito produtivos. Um exemplar da EMERALD (já começou a produzir) e um da JEWEL (esse ainda em estado vegetativo apenas). A história de que o mirtilo só produz em climas frios e temperados já não é mais uma realidade. Acho que o Brasil deveria investir mais em seu cultivo em todas as regiões do Brasil! Grande parte do mercado interno ainda é de bagas importadas e a fruta é famosa por ser sofisticada e ter um preço elevado. Existe potencial de plantio e, quem sabe, popularização da fruta, caso haja investimento na produção. Os benefícios à saúde das bagas são inúmeros, além da planta ser extremamente ornamental.

    • Thiago,

      Muito obrigado pelos comentários, eles são procedentes e colaboram com a matéria!

      Abraços

Secured By miniOrange