Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Espaços públicos

Praças e parques são cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável

Os espaços públicos, entre eles praças e parques, tornam-se cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável de cidades mostrando-se fundamentais em seu planejamento, na perspectiva de melhora na qualidade de vida de seus habitantes.

Parques trazem a sensação de familiaridade e unidade, sendo importante a socialização que o espaço proporciona e o que o ambiente significa para os seus frequentadores

Parques trazem a sensação de familiaridade e unidade, sendo importante a socialização que o espaço proporciona e o que o ambiente significa para os seus frequentadores

Os parques urbanos oferecem oportunidades de lazer e recreação aos habitantes da cidade e devem ser áreas de promoção da saúde e cidadania. Eventualmente, podem apresentar equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.

FOTO 4

Estes espaços podem representar um dos pilares de sustentação da política ambiental dos municípios, pois, com criteriosa implantação e gestão, consolidam a preocupação com a ecologia e com a qualidade de vida.

Além de protegerem a mata nativa e maciços vegetais existentes, os parques garantem a preservação do sistema natural de drenagem, dos recursos hídricos, das florestas lindeiras e da fauna. Também funcionam como barreira natural contra a ocupação irregular e desordenada.

FOTO 2

Parques trazem a sensação de familiaridade e unidade, sendo importante a socialização que o espaço proporciona e o que o ambiente significa para os seus frequentadores.

Sabemos que a tão almejada sustentabilidade urbana apresenta-se de forma operacionalmente complexa, principalmente pelos interesses e motivações que geram práticas de apropriação do espaço, que nem sempre visam a um ambiente urbano ecologicamente equilibrado e socialmente justo

Por isso, mudanças de percepções são necessárias para se alcançar a qualidade de vida urbana, sendo imprescindível que a sociedade assuma verdadeiramente o seu papel em prol de uma cidade sustentável. Afinal, vontade política não nasce por geração espontânea. Que tal apostarmos neste novo desafio?

FOTO 3

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.