Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Série sobre Taludes Verdes

Quando precisamos fazer uma cobertura vegetal, em áreas com declividades superiores a 45°, não devemos contar apenas com o auxílio de um gramado. As gramíneas possuem raízes superficiais, portanto estabilizam o terreno apenas superficialmente.

Freqüentemente nos deparamos com taludes que mostram algo assim como “feridas”, causadas pela erosão de suas camadas, inicialmente superficiais e, mais tarde, profundas. Esses buracos são conhecidos como voçorocas e ‘engulhem’ grandes superfícies de terreno.

Para prevenir o processo de lixiviação, que é a lavagem do solo pela ação das chuvas fortes, devem ser plantadas espécies de diversos portes e que possuam raízes rasas e poderosas, assim como as de media profundidade, geralmente com forma de cabeleira e as profundas, normalmente pivotantes, que se desenvolvem a prumo, com ramificações laterais atingindo, quando se trata de árvores, mais de 3 m de profundidade.

Os solos de consistência arenosa são menos estáveis que aqueles onde a argila predomina; sendo assim devem ser paisagisticamente mais densos para evitar a destruição deles. Da mesma maneira devem ser tratados quando expostos ao Norte e aos ventos dominantes, em estas situações é comum que durante a estiagem se contraiam e se tornem instáveis por ocasião das primeiras chuvas.

Confira a série completa:

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Bom dia! Nesse caso é possível plantar grama amendoim? Qual sua sugestão de planta rasteira? Obrigada.

  2. Sou colega de profissão do Raul e gostaria de complementar o texto publicado. Tenho realizado uma larga pesquisa em artigos científicos sobre taludes íngremes (acima de 45º). Neste caso é de suma importância contarmos com uma equipe multidisciplinar: engenheiro geotécnico, geólogo, biólogo e agrônomo (além do paisagista), para que consigamos contemplar todas as variáveis que influem na erosão do solo e assim minimizar ao máximo os riscos envolvidos.
    Agrônomos e biólogos precisam reunir-se com o paisagista para indicar as espécies vegetais mais adequadas, e claro, plantio consorciado (de mais de uma espécie vegetal) pois o plantio monoespecífico realmente não vai minimizar os riscos.
    O desabamento de taludes íngremes pode colocar a vida da população em risco por isso deve ser dado devido valor e importância a esse assunto bem como aos profissionais detentores destes conhecimentos.

    • Suas colocações são muito procedentes, Natasha.
      É importante que o paisagista se assessore com outros profissionais cujas formações complementem seu projeto.
      Abraços e obrigado pela colaboração

  3. A MAIOR VOÇOROCA DO BRASIL, TEM ATÉ NOME, CHAMA SE CHITOLINA, E FICA NAS NASCENTES DO ARAGUAIA, NO MUNICIPIO DE ALTO ARAGUAIA, O SOLO É BASTANTE ARENOSO, PODE SER VISTA DE SATÉLITE, LAILSON

Secured By miniOrange