Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Copo-de-leite

O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) é uma planta originária da África do Sul, comum onde quer que exista água, que forma grandes extensões em deltas de rios e lagos. É usada como ornamental em outras zonas de clima temperado devido à atratividade de suas flores e à facilidade com que se cultiva. Ela é tóxica devido à presença de oxalato de cálcio e por ser uma espécie invasora. Mesmo assim, esta planta é muito vendida em floriculturas e apreciada em jardins.

Tanto em vasos, como em canteiros, o copo-de-leite precisa ser plantado em local que receba sol pleno somente durante a metade do dia, pois não suporta sol direto o dia todo. O espaçamento ideal para o plantio dos bulbos é de 20 cm entre as plantas. As flores se abrem cerca de 60 a 90 dias após o plantio dos bulbos e se mantêm por cerca de 30 a 40 dias. Uma das razões para o sucesso dessa planta é, justamente, sua durabilidade em vasos e arranjos florais. Além de florescer o ano todo, pode atingir até 90 cm de altura, desde que plantada em solo fértil e receba a devida proteção contra o excesso de sol. A rega é importante e deve ser frequente para que o solo fique constantemente úmido.

Devida à cor branca, é muito comum a associação da flor copo-de-leite com o significado de pureza e paz, sendo inspiração para muitos artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas. A flor aveludada tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos buquês trazidos pelas noivas. É necessário, porém, cautela no manuseio por ser uma planta tóxica.

A seleção e o cruzamento com outras espécies de Zantedeschia tem resultado em copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo.

No paisagismo, podemos usar o copo-de-leite em grupos para melhor valorização de seu efeito, principalmente em locais úmidos, como margens de lagos e espelhos d’água. O plantio em vasos também é bastante adequado.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino. Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã. Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. boa tarde existe algum livro que me ajude no plantio do copo de leite, quero testar esta flor em meu sitio e preciso de informações mais precisas. att andre

  2. Como adquiro sementes dos copos de leite coloridos

  3. tenho copo de leite branca , se eu plantar amarela ,pode contamenar as brancas na mesma areia

Trackbacks/Pingbacks

  1. Copos de Leite fazem parte das minhas memórias afetivas | - [...]  Parece ser uma planta relativamente fácil de ser cultivada: “Tanto em vasos, como em canteiros, o copo-de-leite precisa ser plantado…