Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

943 Comments

  1. O que fazer pra acabar com lodo no subsolo substrato das rosas

    • Eliane,

      Adicione ao solo areia média lavada, carvão bem picadinho e 300 gramas de calcário dolomítico por m².

      Isto ajudará a drenagem!

      Abraços

  2. Esta planta esta com essas folhas queimadas a um ano agora esta com botoes, mas as pontas continuam queimando

    • Andrea,

      As doenças fúngicas são mais comuns e geralmente resultam de umidade excessiva na folhagem ou nas raízes. Trate esta doença borrifando a folhagem com Forth Cobre.

      Abraços

  3. Minha rosa do deserto está assim:
    O que devo fazer?

  4. Olá, minha rosa do deserto floresceu e logo em seguida as flores caíram e o caule e as folhas apresentaram essas “bolinhas” gostaria de saber o que são e como tratar.

    • Olá Rodrigo,

      Sua rosa do deserto foi infestada por ácaros. Um dos sintomas são as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na
      superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      Uma colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas é bastante eficaz. Faça isto três vezes, semanalmente.

      Abraços

  5. Minha rosa do deserto esta com parte das folhas e flores deformadas. As folhas meio enroladas com clareamento na frente e a ocorrência de manchinhas avermelhadas no verso ( percebi este último sintoma em uma unica folha).

    • Ana Cleide,

      Sua rosa-do-deserto foi atacada por tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Combata esta praga com calda de fumo

      Pique 30 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      diluir em 2 litros de água. Em seguida pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

  6. Bom dia! Minha rosa do deserto estava com a ponta das folhas amarelas e queimadas e os novos brotinhos nasciam com as folhinhas enrugadas e não vingavam. Fiz uma poda radical e os brotinhos continuam nascendo com as folhinhas enrugadas, o que pode ser? O que posso fazer? Nunca vi nada na internet sobre. Me ajuda, por favor!

    • Bom dia Vanderlei,

      Pode ser uma infestação de tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Para controlar essa praga use calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Pulverize com essa infusão três vezes, semanalmente.

      Abraços.

  7. Boa tarde Raul. Tenho 30 rosas do deserto. Porém do dia pra a noite algumas delas amanheceu assim: com as folhas enroladas e flor caídas. O que e isso?? Nunca vi nada parecido.

    • Bom dia Joecia,

      Esse sintoma pode indicar uma infestação de tripes. Eles são insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Pode controlar essa praga usando calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Faça 3 pulverizações, semanais com essa infusão.

      Abraços

  8. Olá Raul…minja rosa do deserto não floresce e as folhas ficam amareladas e enferrujadas e depois caem.ja borrifeo vinagre, óleo e água por indicação de um jardineiro. Mas não resolveu. O q faço? Tenho 5 É estão todas na mesma situação. Obrigada

    • Olá Amanda,

      Sua rosa-do-deserto está infestada por fungos, uma espécie de ferrugem.

      Controle isto desta forma:

      1/2 kg de alho macerado durante 24 h. em 10 colheres de sopa de óleo mineral, adicione a 100 g de sabão de coco em 5 litros de água. Dilua em 7 litros de água e pulverize 3 vezes, semanalmente.

      É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regar as mudas. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Abraços

  9. Olá, tudo bem? A minha rosa do deserto nunca floresceu e agora está apresentando esse aspecto nas folhas, o que pode ser?

    • Olá Camilla,

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por um vírus, conhecido como Mosaico. Não existe cura para ele, mas você pode pulverizar a muda com o fertilizante Fosway, ele vai estimulas as defesas da planta para enfrentar esse vírus.

      Para estimular a florada use o fertilizante Forth Rosa do deserto.

      Abraços

      • Olá, Sr. Raul Canovas! Por gentileza, eu gostaria de saber o que são essas manchas nas folhas dessa minha Rosa do Deserto.

        • Olá Moysés,

          As manchas na sua rosa-do-deserto podem ser sintoma de vírus ou de fungos.

          Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre e misture no solo onde está plantada, um punhado de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.

          Abraços

  10. Boa tarde, minha rosa esta com algumas folhas deformada e ficando rodeadas, já me disseram q pode ser um vírus, mas não encontro nada a respeito, estou sem saber o q fazer.

    • Boa tarde Valéria,

      Não é vírus e sim tripes. Eles são insetos pequenos e sugadores que causam, além dessas deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Combata essa praga com calda de fumo.

      Pique 30 gramas de fumo de corda e coloque num vidro com 1/2 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e dilua em 2 litros de água. Faça três pulverizações, semanalmente.

      Abraços

  11. Vou tentar mandar a foto

  12. Bom dia. Estou com um problema com um enxerto. As folhas estão com manchas claras e um com pouco desenvolvimento.

    • Bom dia Cristopher,

      Essas manchas claras podem ser indicio de ataque de tripes. eles são insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da
      clorofila, formando manchas pálidas.

      Também podemos atribuir essas máculas a um fungo, talvez o sphenospora.

      No primeiro caso use uma calda de Santa-Maria

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Pulverize três vezes, semanalmente com esta calda.

      Na segunda ocorrência, faça pulverizações com Forth Cobre, semanalmente, em três oportunidades.

      Abraços

  13. Nancy tenho duas espécies. E as duas estão contaminadas com um fungo que não consigo identificar. Um foi a cochoniha de carapaça. E o outro é uma mancha escura que aparece atrás da folha , como se fosse um óleo queimado. As flores que nascerem, já caíram e bem menores . O que fazer?

    • Olá Luiza,

      Sou Raul Cânovas e estou respondendo sua pergunta.

      Tente pincelar as folhas com Leite de Magnésia Phillips

      Faça o seguinte: misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pincele as folhas com essa solução. ela é ótima porque aumenta sensivelmente o pH, frustrando a sobrevivência dos fungos.

      Para a cochonilha de carapaça pincele as folhas com óleo mineral ou vegetal ou de peixe. Também pode usar um cotonete embebido em óleo de neem, em cerveja, gasolina ou vinagre (só para pequenas contaminações).

      Abraços

  14. Minhas rosas do deserto estão com as folhas pequenas e um pouco de fechadas.Vc pode me ajudar?

    • Nara,

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por tripes, ele são insetos pequenos e sugadores que causam, além dessas deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Combata essa praga com calda de Santa-Maria

      Macere 200 gramas de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

  15. A foto não tinha ido.

  16. Minha planta está com as folhas assim, tortas. Pode me ajudar? Obrigado

    • Valdi,

      Se as folhas de sua rosa-do-deserto estão enrugadas é possível que tenha sido infestada pelo tripes, são insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Combata essa praga com calda de fumo

      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      dilua em 5 litros de água. Em seguida pulverize. Repita a pulverização mais três vezes, semanalmente.

      Abraços

  17. Minha rosa do deserto ta com um fungo meio acinzentado no caule, o que faço para mata-lo?

    • Jesuína,

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por um fungo, conhecido como míldio. Combata-o aplicando três vezes, semanalmente, Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre, inibindo o fungo.

      Abraços

  18. Ola, minhas rosas vivem doentes os botões caem antes de abrir, ja desfolhei fiz varios tratamentos mas não sei o que há com elas, as olhas começam a nascer saudáveis mas logo mancham ?

    • Olá Andréa,

      A rosa-do-deserto precisa de bastante sol para desenvolver bem e não deve ser encharcada na hora das regas.

      Talvez as suas precisem de uma adubação especial, tente usar o Forth Rosa do Deserto, ele é um fertilizante adequado para ela.

      Abraços

  19. As folhas da minha rosa do deserto estão amarelas alaranjadas não caem e as flores não abrem . Não consigo enviar as fotos

    • Darcy,

      Isto pode ser um sintoma de deficiência nutricional ou de ferrugem.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre e uma adubação com torta de algodão.

      Abraços

  20. As folhas da minha rosa do deserto então bem fixas ,meio alaranjadas e as folhas não abrem

  21. Percebi a raiz com uma cor diferente e saindo uma secreção dela. As folhas estão ficando amarelas rapidamente e caíram quase todas. O que pode ser?

    • Thais,

      Sua muda foi afetada por um fungo, quase que com certeza é Ganoderma. Corte as raízes afetadas e aplique no resto do sistema radicular, uma pasta preparada com a mistura do fungicida Tridemorph, betume e um pouco de querosene.

      Abraços

  22. Boa noite!
    Professor, folhas enrugadas nas RDs. Que pode ser? Elas nascem e depois de um tempo enrugam, amarelam e caem.

    • Bom dia Wesley

      Pode ser um ataque de tripes. Eles são insetos pequenos e sugadores que causam, além dessas deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Pode combater esta praga com calda de fumo.

      Pique 30 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1/2 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e dilua em 2 litros de água. Em seguida pulverize.

      Abraços

  23. Olhe está planta com folhas avermelhadas

  24. Bom dia ilustríssimo doutor das RDs . Estou a lhe incomodar mais uma vez .O Sr. é divino

    • Bom dia ilustríssimo Sr. RDs.O sr. é divinoas

    • Boa noite Darcy,

      Muito obrigado pelo elogio! Já viu minhas respostas a sua pergunta? Elas estão um pouco abaixo deste retorno.

      Abraços

  25. Minha flor esta apresentando uma formação fungica branca e espumada, como pequeninas teias de aranha. E as flores cairam e agora as folhas e sinto que ela esta morrendo. Como voltar com ela aos bons tempos dessa flor maravilhosa

    • Felipe,

      Esses sintomas indicam a presença de cigarrinhas, atacam sua rosa-do-deserto, alimentando-se da seiva. As bordas das folhas ficam viradas para baixo e, em casos mais severos, ocorre o amarelecimento das margens delas e em seguida o murchamento e seca. Podem transmitir doenças de origem viral e clorose. No estágio jovem ficam protegidas por essa espuma branca característica.

      Você pode combater esses insetos usando Metanat PM, Metarril ou Metarriz Biocontrol, defensivos facilmente encontrados na internet e lojas agropecuárias.

      Abraços

  26. Olhe está planta . Vcs pode me ajudar

    • Bom dia Darcy,

      Eu já tinha respondido sua pergunta, dizendo que, sua rosa-do-deserto precisa de uma adubação contendo fósforo e boro, a falta deste último é responsável pelas ondulações das folhas. Adicione ao solo três colheres de sopa de farinha de ossos e umas pitadas de Borax, revolva o solo e regue com pouca água.

      Abraços

  27. Boa tarde meu anjo! A estou preocupada com minha RDA. As folhas parecem que tem ferrugem e estão caindo

  28. O que está a contendo com esrtaRD

  29. Boa noite Sr. Preciso que me ajude .faz tempo que tento cuidar da rosa do deserto e não consigo .muitas já morreram . O Sr pode me dizer qual o percentual de terra areia e carvão que devo usar no substrato

    • Bom dia Darcy,

      Sua rosa-do-deserto precisa de uma adubação contendo fósforo e boro, a falta deste último é responsável pelas ondulações das folhas. Adicione ao solo três colheres de sopa de farinha de ossos e umas pitadas de Borax, revolva o solo e regue com pouca água.

      Abraços

  30. Minha rosa do Distrito com folhas onduladas

Secured By miniOrange