Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Adubação somente com ureia

Só fornece um nutriente em alta concentração (nitrogênio). Deixa o gramado com coloração verde-escuro, porém causa estiolamento da grama. Deixa a grama mais susceptível a pragas principalmente insetos sugadores e doenças, deixa a folha macia e mais susceptível a danos físicos.

Adubação de um gramado somente com uréia é uma prática usada por muitas firmas, jardineiros e proprietários de residência.

É sabido que um gramado necessita de 13 nutrientes, sem considerar a Sílica que é um nutriente com bons resultados para poaceas e gramíneas.

A ureia possui 45% de nitrogênio; sendo o nitrogênio o nutriente mais utilizado pela grama de forma geral.

Existem outras formas de adubos nitrogenados como: Sulfato de amônio, Salitre do Chile, Nitrato de amônia, Nitrato de Potássio, Nitrocálcio, etc. Os fertilizantes orgânicos também apresentam teores de nitrogênio; as tortas de algodão, mamona, amendoim apresentam teores de 4% a 7% de nitrogênio; o esterco de galinha apresenta de 1,5% a 2% de nitrogênio, o esterco bovino e compostos orgânicos de forma geral possuem menos de 1% de nitrogênio.

O nitrogênio é o responsável principalmente pelo crescimento e a coloração verde em um gramado.

A uréia pode ser usada em um gramado, tomando-se o cuidado na sua utilização, e em dosagens grandes podem “queimar” o gramado. O que não deve ser feito é colocar somente adubo nitrogenado no gramado e a ureia é muito utilizada.




Para o gramado devemos oferecer além do nitrogênio vários macro e micronutrientes.

Um grande exemplo é que em solos pobres em molibidênio (micronutriente), há a falta da enzima nitrato redutase causando assim deficiência de Nitrogênio no gramado mesmo em solos com nitrogênio.

Fazendo uma analogia da planta com o ser humano, é como se comermos durante um longo período só um tipo de alimento (ex. macarrão); com o

tempo iria faltar no nosso corpo vitaminas, proteínas e nutrientes impedindo o desenvolvimento de várias funções no corpo.

Para a planta também devemos oferecer um “Buffet” com adubos que possuem vários nutrientes, evitando assim que a falta de algum impeça o desenvolvimento do gramado.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

280 Comments

  1. Boa noite. Tenho um pequeno gramado com 45m2 de grama esmeralda. Ela estava ficando feia e me recomendaram npk 10 10 10 misturado com iréia. Espalhei e molhei muito. No entanto a situaçao piorou. Agora a grama ta secando e morrendo de vez o que eu faço?

    • Boa tarde Adriana,

      Quem lhe recomendou essa fórmula estava enganado, especialmente se a ureia foi administrada em excesso.

      Faça uma cobertura com 2 centímetros de areia média para preservar o gramado das próximas temperaturas negativas, que podem acontecer até o início de setembro.

      Regue sempre na parte da manhã, diariamente, não aplique nenhum adubo até o inicio da próxima primavera.

      Em setembro entre em contato conosco para nos contar sobre o estado dessa área e poder lhe recomendar novos procedimentos.

      Abraços

  2. Bom dia.
    Pode usar ureia em qual quer tipo de jardins, flores ou somente em gramas

    • Bom dia Helena,

      Pode ser usada em qualquer tipo de vegetal, desde que se respeite a dosagem. No caso de arbustos, por exemplo, deve ser diluída a 1%.

      Abraços

  3. bom dia.
    tenho um campo com grama mato grosso. no final do ano passado fiz uma adubação com esterco de galinha e tem aproxidamente um mes que a grama esta ficando amarela, tem algo haver um e coincidencia.
    obrigado

    • Boa tarde David,

      É possível que a dosagem foi em demasia já que o esterco de galinha não deve ultrapassar os 250 g por m². Mesmo assim não é recomendada sua aplicação em gramados, podendo ocasionar queima e doenças provocadas por fungos.

      Pulverize 3 vezes, semanalmente, com calda bordalesa e uma semana depois dessa última aplicação aplique 30 g por m² de sulfato de potássio diluído em água. Este último fornecerá, além do potássio, o enxofre que é um elemento revitalizante e fungicida.

      Abraços

  4. Boa tarde !
    Meu gramado está plantado a 60 dias e tenho que “salgar” o gramado. estou preferindo a areia, porém nao sei a quantidade, se coloco adubo na areia ou areia pura. o que faço?

    • Boa tarde Jefferson,

      Esclareço que não deve “salgar” seu gramado, mas apenas corrigir as falhas e melhorar a nivelação dele. Proceda da seguinte maneira:

      – Faça uma cobertura, com 1 centímetro de espessura, de 80% de areia lavada misturada com 20% de um bom substrato para gramados;
      – Polvilhe em seguida 30 g por m² do fertilizante Dimygrass.
      – Regue suavemente para que a cobertura penetre junto com o fertilizante.

      Se necessário repita a operação depois de 30 dias.

      Abraços

  5. Gostaria de saber se posso usar ureia e quanto uso para meus vasinhos de avencas, violetas e folhagens
    Obrigada
    Att,

    Regina N. C. de Abreu

  6. quantos kilo eu preciso pra jogar no campo de futebol ou no caixa de dez mil litro da água

    • Jair,

      Para um gramado, 25 gramas por metro quadrado, divididos em três aplicações é o ideal. A ureia deve ser sempre diluída em água. Calcule mais ou menos 10 litros para cada 8 gramas de ureia.

      Abraços

  7. boa noite, vou samear as sementes da grama e antes espalhei
    ureia na terra.quanto tempo tenho q deixar a terra descansando quanto tempo antes de samear as sementes?

    • Boa tarde Cláudio,

      A ureia não é recomendada antes de semear, já que ela possui 45% de nitrogênio, algo que as sementes de uma gramínea não precisam. Em pouco tempo ela volatiliza.

      O que deveria fazer em primeiro lugar é verificar o pH do solo e seu estado físico. Caso seja ácido deverá aplicar calcário dolomítico e, se compacto, agregar areia e substratos.

      Abraços

  8. oi !! usei ureia na minha grama, logo depois coloquei terra preta .A grama ficou amarelada , acho que matei .Logo depois aguei bastante. QUE DEVO USAR?AGORA?NÃO SEI O NOME DA GRAMA SEI QUE É DE BARAÇOS.

  9. oi !! usei ureia na minha grama, logo depois coloquei terra preta .A grama ficou amarelada , acho que matei .Logo depois aguei bastante. QUE DEVO USAR?AGORA?

    • Oi Marli,

      Deve ter exagerado na dosagem da ureia, assim como na cobertura com terra preta.

      No primeiro caso o correto é 8 g por m² diluído em 8 litros de água. Coberturas de 1 a 3 centímetros de areia média de rio são benéficas para o gramado. Terra nunca.

      Agora só deve usar água, regando seu gramado logo cedo, na parte da manhã. E torça para que ela se restabeleça!

      Abraços

  10. qual a medida de ureia para 3000 litros de água

  11. estou formando um piquete de capim vaquero. Fiz a correção do solo com calcário e após 20 dias apliquei npk 10-10-10.Me recomendaram esperar mais 20 dias e aplicar uréia,para depois de mais 20 dias semear.Minha pergunta é se estou fazendo o certo?obs:foram colocados alguns caminhoes de terra ,pois o local só tem piçarra.

    • Caro Selznich,

      qualquer recomendação de adubação deve ser precedida por uma analise de solo.
      Em principio o calcário é recomendável pelo fato do capim vaquero não ser tolerável aos solos ácidos. Se aplicou NPK 10-10-10 não vejo necessidade de usar ureia (esta tem 45% de Nitrogênio e deve ser aplicada diluída em água, usando, no máximo 25 g por m²). Aguarde a germinação para adubar com ureia e divida-a em 3 aplicações a cada 45 dias.

      Abraços

  12. posso usar ureia na plantaçao de aboboras e pepinos

    • posso usar ureia na plantaçao de aboboras e pepinos

      • Boa tarde Walacir,

        Gostaria poder ajudá-lo, mas é difícil sem saber qual abobora pretende cultivar (são mais de 150 variedades) e qual dos 400 diferentes cultivares de pepinos prefere para sua horta.

        Também para aconselha-lo é necessário saber qual é o tipo de solo, o tamanho do terreno, etc.

        A ureia tem 45% de nitrogênio e não é recomendada para esse cultivo, mas dependendo dos fatores mencionados poderia ser utilizada junto com outros fertilizantes.

        abraços

  13. O uso da ureia em gramados coloca em risco os animais domésticos??

    • Oi Mônica,

      A toxidez da uréia é mais freqüente quando é fornecida em grandes quantidades aos ruminantes, como: os bovinos, ovinos e caprinos, não conheço casos de intoxicação nos animais domésticos.

      Abraços

  14. Boa tarde, no começo deste ano fiz um gramado aqui em casa com levas da sempre verde, pq dizem ser mais resistente ao calor e frio, mais a uns 2 meses começou aparecer umas malhas de grama seca, elas vao murchando e acabam secando. Assim que fiz a colocaçao das levas adubei toda a area com ureia, fiz isso 2 vezes, sempre com chuva, e uma vez com adubo. O que sera que esta faltando pois o gramado estava um tapete.

    • Boa tarde Josimo,

      A grama sempre verde, conhecida também como grama São Carlos é suscetível a diversas pragas e doenças, como insetos, nematóides, fungos que atacam as raízes e outros.

      A estiagem e o frio dos últimos meses na sua região podem ter também influenciado, especialmente se a ureia foi aplicada em demasia, “queimando” alguns setores.

      Com as temperaturas altas deste mês pode tentar uma cobertura composta por 80% de areia lavada e 20% de um bom substrato para gramados, como o Forth Condicionador Gramados. Por cima dessa cobertura aplique 50 ml por m² do fertilizante Maxgreen diluído em 4 litros de água, repetindo isto mais duas vezes a cada 30 dias.

      Abraços

      • E esses nutrientes sao fáceis de se encontrar? pois so conheço a areia lavada kkkk. Se encontrar todos os produtos vou fazer a aplicação assim que chover aqui. Mais uma coisa de quantos cm seria essa camada de areia? nao tem perigo dessa areia “abafar” a grama? Muito obrigado pela atencao

        • Não sei se é fácil de encontrar na sua cidade. Possivelmente em Criciúma encontrará uma loja de insumos agrícolas que comercialize esses produtos.

          A camada de areia pode ser de 2 centímetros.

      • Este Maxgrenn pode ser em pó? dai qual seria a dosagem?

        • O Maxgreen sports é vendido em sacos de 25 kg e depois de diluído pode ser aplicado através de irrigação.

          A dosagem está na embalagem do produto.

  15. Olá Raul.
    Como faço o uso de Ureia em plantas ornamentais em vasos?
    Há mais alguma dica para plantas ornamentais?

    • Olá Diego,

      Você pode dilui-la em água na proporção de 20 g por m², aproximadamente, regando o solo onde a muda está plantada. Isto vale tanto para vasos como para plantas no jardim. Claro que a dosagem deve ser dimensionada dependendo da espécie e de seu tamanho.

      Abraços

  16. Raul
    Após aplicação da ureia no gramado, quanto tempo dura?

    • Oi Andressa,

      Se entendi bem sua pergunta, a grama reage em poucas horas depois da aplicação de ureia e sua aplicação deve se restringir apenas aos meses com temperaturas altas. O ideal é dividir em 3 as aplicações, distanciando-as em mais ou menos 7 ou 8 semanas entre uma e outra.

      Abraços

  17. posso colocar adubo 25[20.ou 10[10. posso colocar humos.

    • Bom dia Vicente,

      Agora em novembro e até janeiro, chove bastante na sua região e isto estimula o desenvolvimento dos gramados em geral. Por este motivo é aconselhável fazer adubações a cada 15 dias, entretanto nem sempre o húmus de minhocas resulta em uma boa escolha em termos de custo/benefício.

      Quando você escreve: “adubo 25[20.ou 10[10” não consigo entender a que fertilizante se refere, o ideal é um fertilizante NPK 25-5-10 usando 30 g por m² ou um 20.05.20 na mesma dosagem.

      Abraços

  18. posso colocar humus no gramado.

  19. Rau.. boa noite
    Tenho uma gramado, está dando muita formiga qual formicida vc me síndica, ele esa fraco vc pode me indicar algum produto para dar uma fortalecida,algumas partes as folhas secaram molho ele todas as manhãs e noites mas sinto q ele demora para desenvolver.

    • Boa tarde Fabricio,

      O óleo de Neem é eficiente no combate ás formigas e pode ser associado em pulverizações com Pironat, Piretronat e Rotenat CE.

      Coberturas leves feitas com areia de rio e adubações com 30 g de Dimy Grass por m² revitalizam o gramado.

      Abraços

  20. Bom dia, Raul.
    Tenho uma muda de Jabuticaba e irei replantar em outro local. Pensei em realizar uma adubação com ureia para estimular o desenvolvimento mais rápido nesse início.
    Qual a técnica que você recomenda?
    Mistura com o novo substrato onde será alocada a muda? Regas regulares?
    Desde já, obrigado!

    • Olá Pedro,

      Não recomendo o uso da ureia na operação de transplante da jabuticabeira. Prefira fazer esta mistura:

      – 20 kg de um bom substrato;
      – 10 kg de esterco de gado curtido;
      – 3 kg de Torta de mamona;
      – 1 kg de Farinha de ossos;
      – 1 kg de Calcário dolomítico;
      – 250 g de NPK 4-14-8 + micronutrientes.

      Abraços

  21. A ureia serve para ser utilizada na horta?

    • Serve sim Jesse,

      Desde que utilizada com moderação e acompanhada por adubos orgânicos. Ela é melhor aproveitada pelas hortaliças folhosas, como: agrião, almeirão, chicória, repolho, acelga, cheiro-verde, alface, couve, espinafre e rúcula.

      Abraços

      • E qual a quantidade de ureia pra cada 10 litros de água?Pra hortaliças

        • Katiuscia,

          Para cada 10 litros de água use 100 gramas de ureia.

          Abraços

  22. Ola, adubei minha grama com ureia e ela morreu em alguns lugares, oque faço ? estou triste

    • Olá Paulo César,

      Se morreu por overdose de ureia não há mais nada a fazer, a não ser superar sua tristeza.

      Efetue uma cobertura de 1 cm de espessura com areia lavada de rio e aguarde uma recuperação da área com a disseminação dos caules rasteiros que ficam nos espaços que não foram afetados com o fertilizante.

      Regue diariamente na parte da manhã.

      Abraços

  23. Ola gostaria de saber se posso por ureia na minha grama e ai colocar por cima dela serragem?

    • Olá Guilherme,

      O uso de ureia no gramado depende de muitos fatores e em geral nem sempre é aconselhável. No caso de aplicá-la não deve ultrapassar os 8 g x m², sempre diluída em água.

      A serragem é contraproducente, ocasionando doenças fúngicas na maioria das vezes. Prefira coberturas feitas com areia lavada de rio e/ou substratos específicos para gramados.

      Abraços

      • E se eu por a quantidade de uréia certa,e depois quiser por terra adubada por cima. Posso por?

        • Pode Guilherme, mas não utilize terra, mesmo adubada, prefira um produto específico para fazer a cobertura, o Forth Condicionador Gramados, por exemplo.

          Abraços

  24. Olá, tenho um campo de futebol e desejo adubar com sulfato de amônia, porém não sei a quantidade de sulfato que devo diluir em 1Litro de água, para poder fazer a aplicação.
    Agradeço de puder me ajudar.

    • Olá Fábio,

      Deve diluir 1 g de sulfato de amônia por litro de água. Saiba que ele acidifica o solo e deve ser aproveitado quando o pH é alto.

      Abraços

  25. boa tarde! como faço pra comprar farinha de osso,torta algodão, condicionador de solos ,e fertilizante dimy grass??? obrigado

    • Olá Grazi,

      Em Porto Alegre, pouco mais de uma hora de sua cidade, pode encontrar tudo isto na Floricultura Winge: Rua Dr. Mário Totta, 963 – Tristeza, telefone: (51) 3268-4880.

      Boas compras!

  26. Gostaria de saber como utilizar a ureia em árvores já plantadas, com o coqueiros, cajueiros, mangueiras e árvores nativas.

    • Olá João Batista,

      Pode fazer aplicações quinzenais de ureia nessas árvores por meio de pulverização. Ela deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas para cada litro de água. É importante prestar atenção ao melhor horário para fazer estas pulverizações, sendo os melhores períodos na parte da manhã bem cedo ou no final da tarde, quando o nível de evaporação da água é menor e a absorção do fertilizante pelas folhas é mais eficaz.

      Abraços

      • Boa noite
        Sobre a resposta que o senhor deu para o João Batista de Oliveira, como usar uréia nas árvores frutíferas e nativas,
        O senhor respondeu que pode ser feita pulverização , a minha pergunta é, ela só pode ser usada dessa forma ou pode misturar com algum esterco e enterra ao redor da árvore?
        ou tem outra forma? Desde já eu agradeço

        • Boa tarde Dilermando,

          Só deve ser usada desse modo ou através de regas no caso de gramados, quando se aplica 24 gramas por m² divididos em três aplicações a cada dois meses na época do calor.

          Abraços

  27. Tenho um gramado (esmeralda) e está amarelo do e sem vida.
    Vi o vídeo onde vc fala sobre a aplicação de substrato+areia+húmus+torta de algodão+farinha de ossos e gostei muito, porém tenho algumas dúvidas.
    Nunca adubei o gramado (três anos de plantio), posso utilizar esses produtos da formarca como demonstrada no vídeo ou preciso fazer algum preparo antes?
    Também ouvi e li muito sobre o NPK, posso utiliza-lo após essa técnica?
    Quais outros cuidados preciso ter com o gramado?
    Agradeço o espaço dedicado para sanar nossas dúvidas.

    • Olá Josi,

      Nesta época (agosto) de estiagem e temperaturas baixas na sua região não é um momento propício para estimular o crescimento da grama.

      Mas daqui 30 ou 40 dias seria uma época propicia para descompactar o solo com a ajuda de um aerador específico, munido de pinos ocos. Isto possibilitará uma melhora na drenagem, permitindo a incorporação dos adubos de modo uniforme. Em seguida faça o seguinte:

      – Aplique uma camada de 2 centímetros de areia média lavada;
      – Adicionando por m²:
      4 kg de um bom condicionador de solos;
      400 g de torta de algodão;
      200 g de farinha de ossos;
      30 g de fertilizante Dimy Grass.

      Isto é suficiente para recuperar seu gramado, podendo repetir a aplicação de Dimy Grass a cada 30 dias.

      Abraços

      • Muito obrigada pela atenção ao responder, Raul.
        Abraços

  28. Tem um gramado no condomínio onde trabalho e temos ureia como devo aplicar na grama sem prejudica-la? Qual a quantidade ideal?

    • Olá Natanael,

      O ideal é aplicar, anualmente, 25 g por m², diluída em água. As aplicações devem ser divididas em 3, preferentemente nos meses de outubro, janeiro e abril, períodos mais chuvosos em Petrolina.

      Leve em conta de que o gramado também precisa de Fósforo, Potássio e microelementos para uma boa nutrição.

      Abraços

  29. Qual a quantidade de ureia ou seja quantas gramas por litro para pulverização

    • Breno,

      10 g por litro de água é o normal. Isto depende também da época e do cultivo.

      Abraços

  30. Tenho varias palmeiras imperiais ja adultas gostaria de saber se posso pintalas com cal misturado com xadres ou acrilex para que fiquem coloridas sera que oxadres ou o acrilex não vão prejudicar

    • Não faça isso, Maria. Pintar os troncos de árvores ou de palmeiras não traz nenhum beneficio para elas. Além do mais é uma prática fora de moda e considerada de mau gosto.

      Abraços

      • Bom dia ! Para eu usar UREIA na grama , qual a quantidade de ureia e agua?

        Valmir

        • Boa tarde Valmir,

          Pode aplicar 25 g de ureia por m² dividindo a operação em 3 vezes (uma a cada 4 meses). Dilua a ureia em água usando aproximadamente 8 g em 10 litros para cada metro a ser adubado.

          Lembre de que a ureia incorpora apenas Nitrogênio ao solo e que a grama precisa também de Fósforo e Potássio, além de micronutrientes.

          Abraços

          • Meu gramado ficou desnivelado, como faço para corrigir?

            • Sillas,

              Corrija-o com coberturas quinzenais feitas com camadas de um centímetro e meio de areia lavada de rio (a mesma usada na construção). Depois da terceira ou quarta aplicação seu gramado estará nivelado.

              Abraços