Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Carludovica palmata

chapéu-de-panamá

É uma planta que se parece muito com as palmeiras, entretanto não pertence a essa família, apesar de possuir folhas em forma de leque como as Washingtonias e as Licualas. Ela se tornou conhecida por fornecer as fibras para a fabricação do chapéu de Panamá, curiosamente não cresce neste país mas foi lá que se popularizou, quando foi construído o Canal de Panamá, sendo muito usado para proteger as cabeças dos trabalhadores do sol intenso da região. Em 1881, os engenheiros franceses começaram a trabalhar em um canal através do que era a província colombiana do Panamá. A construção do Canal do Panamá, concluída em 1914, foi um projeto de engenharia desafiador e de larga escala que matou um grande número de pessoas. O chapéu era popular entre os homens que trabalhavam na construção do canal e, à medida que o comércio crescia, os chapéus eram vendidos e exportados. Equador é o maior produtor desses chapéus, onde as condições atmosféricas são particularmente adequadas para seu manuseio. Quando cultivadas a partir de sementes, as primeiras folhas estão prontas para a colheita após cerca de 7 anos. São necessárias seis folhas novas para fazer um único chapéu. Antes que a fibra da folha possa ser tecida manualmente, ela deve ser amaciada e branqueada. As folhas são colhidas antes de serem desfraldadas e as veias paralelas rígidas são removidas. O processo de branqueamento envolve a imersão da fibra em água fervente, após o que as folhas são deixadas a secar ao sol. As folhas enroladas são então tratadas com enxofre ou suco de limão, lavadas e secas novamente.

A planta cresce bem em locais com temperaturas e umidade altas e é um bom destaque quando se quer um estilo tropical, bucólico e singelo.

  • Sinônimos estrangeiros: panamá hat palm, jungle drum, hippa-happa, (em inglês); bombonaje, jipijapa, carludovica, palma de sombreros, paja toquilla, (em espanhol); carludovique, paille de toquilla, (em francês).
  • Família: Cyclanthaceae.
  • Características: Herbácea acaule .
  • Porte: 2,50 a 3,50 m.
  • Fenologia: Insignificante, mas com frutos vermelhos e atrativos.
  • Cor da folhagem: Verde intenso.
  • Origem: Colômbia, Peru e Equador.
  • Clima: Tropical /subtropical.
  • Luminosidade: Meia sombra, sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  1. Boa tarde, gostaria de saber como faço para fazer novas mudas dela

    • Boa tarde Nathaly,

      A Carludovica palmata, se reproduz principalmente por sementes, que podem ser coletadas de frutos maduros da planta-mãe. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem completamente maduros e começarem a se abrir. As sementes devem ser removidas dos frutos e limpas para remover qualquer resíduo de polpa ou sujeira e semeadas em uma mistura de turfa, perlita e areia, colocadas superficialmente nesse substrato. Pressione levemente as sementes no substrato, mas não as cubra completamente.

      Mantenha o substrato úmido, mas não encharcado. As sementes geralmente germinam em algumas semanas, mas o tempo pode variar.

      Quando as mudas tiverem crescido o suficiente para manuseio, elas podem ser transplantadas para vasos individuais ou para o local definitivo de plantio.

      Abraços

  2. Olá Raul, td bem!?
    Estou procurando mudas da Carludovica palmata para comprar.
    Trabalho com paisagismo na região do Vale do Paraíba- SP.
    Saberia me informar onde posso adquirir, por favor.
    Obrigada

  3. Oi Raul tudo bem com vc?Existe um chá que se faz para sustar a queda de cabelo.
    Chá de raiz ou casca de panamá. Não sei se é esse chapéu de Panamá?Queria saber se voce conhece é para pessoa que está com muita queda de cabelo. Pelo menos o chá de raiz ou casca de Panamá que tinha fama de acabar com a queda de cabelo.
    Agradeço desde já. Um abraço

    • Oi Regina,

      Não deve ser desta planta, ela não tem essa propriedade. Mas a Aloe Vera, o alecrim e o Gingko Biloba podem auxiliar nos tratamentos de crescimento de cabelo.

      Abraços

  4. Olá professor, eu não encontrei esta Familia Cyclantaceae nos livros do Harri Lorenzi , e nem em outros sites. Essa família teria outro nome?
    Obrigada
    Celia

Secured By miniOrange