Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

306 Comments

  1. Boa noite, gostaria de saber qual altura eu devo manter minha grama tipo Esmeralda. Li em algumas matérias que devo cortar quando ela atingir 3cm, já em outros diz sempre que atingir 5cm. Qual usar?

    • Boa tarde Luciano,

      Evite cortar mais que 1/3 da altura. No outono/inverno deve deixa-la com cerca de 5 a 7 cm de altura. Já na primavera/verão a altura pode ser menor devido as chuvas da época que a mantém mais hidratada.

      Abraços

  2. Bom Dia, estou com meu gramado com falhas e com áreas bem compactadas onde a grama não consegue se desenvolver li alguns artigos e gostaria de saber se o que pretendo fazer é a melhor opção.

    – Cortar a Grama bem baixa, retirando todos resíduos secos.
    – Passar o Escarificador de Grama Elétrico para remover a parte morta e “fofar a terra”
    – cobrir com uma pequena camada de 3 parte de areia e 1 parte de Forth condicionador em toda a grama.
    – Adubar toda área com Forth Jardim.
    – Regar bastante a área para que não tenha queima com o adubo.
    – Depois de 15 dias, aplicar pulverizando com Maxgreen.

    OBS: Tenho alguns sacos de Vermiculita Fina em casa sem utilidade, gostaria de saber se posso jogar junto com o areia e o condicionador para melhorar na drenagem também?

    Obrigado pela ajuda.

    • Bom dia Danilo,

      Em principio suas colocações são certas. Apenas não corte a grama muito baixa e sim retirando um terço das folhas. O Maxgreen deve ser o S2 e pode adicionar 20% de vermiculita nessa mistura de 3 partes de areia e 1 parte de Forth Condicionador Gramados.

      Abraços

      • Boa Tarde Raul, sabe me dizer se tem algum problema se em vez deu usar o Forth condicionador eu usar o Composto Provaso, alguns me disseram que esse composto tem mais nutriente, mas estou na duvida…

        • Boa tarde Danilo,

          O composto da Provaso é excelente, pode usar sem medo!

          Abraços

  3. Oi.
    Tenho gramas esmeralda a 4 meses, ele não está pegando de um lado do terreno.
    Somente do outro e com alguns lugares queimados ( acredito que seja pelo xixi do cachorro)
    Mas a parte do meio alem de estar desnivelada está toda rala, não pega de jeito nenhum.

    O que posso fazer para recuperar?

    • A parte que está “boa” do lado direito.

      • Oi Jhonatan,

        Seu gramado feito com esmeralda pode ser revitalizado da seguinte maneira:

        – Faça uma mistura usando 80% de areia de construção e 20% de um bom condicionador para gramados e cubra a grama com 1 1/2 centímetros de espessura;
        – Polvilhe em seguida 30 gramas do fertilizante Dimygrass por m²;
        – Regue seu gramado para que esses componentes penetrem melhor no solo;
        – Repita a operação a cada 20 dias, fazendo isto nos finais de tarde, onde a incidência de sol é menor.

        Seu gramado ficará homogêneo depois da terceira cobertura.

        Abraços

        • Agradeço pela respostas rápida.
          Parabéns pelo blog !! Ajudou de mais !!!

          Depois posto foto do resultado !

          • Você merece, Jhonatan!

  4. Amigo, a minha dúvida é em relação ao tipo de areia que se usa para o nivelamento do gramado. Deve ser a areia rosa ou a areia lavada, aquela utilizada para o reboco de muro??

    • Clóvis,

      Deve ser areia média lavada de rio. A mesma que é usada para construção.

      Abraços

  5. Raul, estou iniciando um trabalho de futebol. O gramado é Batatais esta bem feio. Gostaria de revitalizar e nivelar. Como posso fazer? E quanto tempo demoraria o processo?
    Obs: Estou em Brasília, clima seco com baixa humidade. Obrigado pela atenção.

    • Gustavo,

      Para melhorar esse gramado feito com batataes, faça coberturas de um centímetro e meio compostas por 80% de areia de construção e 20% de um bom substrato para gramados. Além disso pode adubar com 30 gramas por m² do fertilizante Dimygrass. Este processo pode ser repetido a cada 20 dias, até lograr um gramado uniforme, denso e verdejante. Isto acontecerá após a terceira ou quarta cobertura.

      Abraços

  6. Boa noite Raul!
    Usei substrato misturado com NPk( 10-10-10)
    Em cima da minha grama esmeralda .
    Pelos comentários e por suas dicas .
    Posso está jogando por cima , uma camada de areia ?

    • Boa tarde Jefferson,

      Substrato junto com NPK 10-10-10 não é o ideal para um gramado. Mas, já que você fez desse modo, pode aplicar por cima uma camada de 1 centímetro de areia.

      Isto revitalizará seu gramado, além de nivela-lo.

      Abraços