Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Jardins da Itália

Os jardins renascentistas são famosos: Villa Lante, Villa d’Este, Villa Farnesina e mais uma centena de obras paisagísticas que começam no “quattrocento” e vão até a derradeira fase que culmina com o saque de Roma em 1527.

Uma área verde muito visitada é Villa Borguese, em Roma. Esse parque começou a ser construído em 1613, e trinta anos mais tarde chamava a atenção do viajante britânico John Evelyn, que o batizou de “Eliseu de prazer”, por causa dos olivais, os pequenos cursos de água e de um viveiro com avestruzes, patos reais e cisnes.

No decorrer do século XIX, foi transformado em um jardim de estilo inglês e em 1901 a Família Borghese, que já não tinha condições econômicas para manter a villa, vendeu a propriedade ao Estado Italiano, pela soma de 3,6 milhões de liras. Em 1903, os jardins foram separados do palácio, sendo cedidos nesse mesmo ano ao município de Roma, que os converteu num parque público aberto ao público. Esse Oasis com 80 hectares, em plena capital do país, tem edifícios históricos, fontes, estatuas de mármore e muitas árvores que propiciam uma boa sombra para os visitantes poderem andar protegidos do forte sol romano, nos dias de verão.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange