Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mangifera indica

Mangueira, manguita, manguinha, manga

Esta é uma árvore frutífera extremamente popular nos países com clima tropical. Seu cultivo é praticado na Índia há mais de quarenta séculos e parece ser que nos séculos IV e V, alguns monges budistas transportaram mangueiras para Malásia e outras regiões da Ásia; mais tarde, no século X, foram os persas que a levaram para o Oriente Médio, no século XV chegou nas Filipinas e no século XVI os portugueses a introduziram no México, Brasil e no continente africano. No Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, há vários exemplares, o que motivou o nome do Morro da Mangueira. É uma das frutíferas que melhor se adaptaram no nosso país, ocupando a sexta posição em produção e área plantada.

A mangueira e a árvore nacional de Índia e Bangladesh, podendo viver mais de 300 anos; lá as mangas verdes, em conserva, são um condimento indiano comum, que é servido junto com refeições de arroz e legumes cozidos e no mundo todo o mango chutney, um condimento de paladar agridoce e picante, é bastante popular.  Cresce no nível do mar até 1200 metros de altura, em vales profundos e úmidos, nas margens de rios e nas florestas costeiras, sendo polinizada por abelhas, precisa de calor e períodos secos para produzir com abundancia e gerar folhas avermelhadas quando novas e verdes com nervuras amarelas quando maduras.

No Brasil as variedades mais consumidas são : Coquinho , Haden , Manga Espada , Manga Espada de Ouro , Manga Rosa , Palmer , Tommy Atkins. Em total são mais de 500 variedades e seus frutos são consumidas e dispersos por morcegos, macacos, elefantes, guaxinins e porcos-espinhos.

No paisagismo deve ser utilizada com moderação e não apenas pelo tamanho, mas também pelas suas raízes e seus frutos pesados que, ao cair, podem causar acidentes.

  • Sinônimos estrangeiros: Mango, edible mango, indian mango, (em inglês); am, amchur, aamchoor, (na Índia); mango, melocotón de los trópicos, (em espanhol); manja, manjo, (em árabe); mango, (em alemão); manguier, mangue, (em francês).
  • Família: Anacardiaceae.
  • Características: Árvore perenifólia, com copa densa.
  • Porte: 15 a 40 metros de altura, com tronco de 90 centímetros de diâmetro.
  • Fenologia: Inverno, entre julho e agosto.
  • Cor da flor: Creme.
  • Cor do fruto: Verde, rosado ou avermelhado.
  • Cor da folhagem: Verde brilhante e escura.
  • Origem: Índia, Mianmar, Bangladesh e sudeste do Vietnã.
  • Clima: Tropical e subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Posso plantar uma mangueira próximo a minha casa, qual a distância tenho que respeitar da casa e do muro ?

    • Ricardo,

      Em geral, recomenda-se manter uma distância segura de pelo menos 6 metros entre uma mangueira adulta e uma casa ou muro. Isso ajuda a evitar problemas com as raízes invadindo as estruturas ou causando danos.

      Abraços

  2. bom dia!
    qual melhor variedade de mangueiras para sombra, faziamos sempre reuniões em baixo de um pé de ficus que cortei por causa das raizes. estou em duvida :thomer, carlotinha e uba

    • Boa tarde João Flávio,

      Há mais de 200 variedades de mangueiras, mas a Haden é uma árvore é grande e com copa densa, propiciando boa sombra.

      Abraços

Secured By miniOrange