Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mangifera indica

Mangueira, manguita, manguinha, manga

Esta é uma árvore frutífera extremamente popular nos países com clima tropical. Seu cultivo é praticado na Índia há mais de quarenta séculos e parece ser que nos séculos IV e V, alguns monges budistas transportaram mangueiras para Malásia e outras regiões da Ásia; mais tarde, no século X, foram os persas que a levaram para o Oriente Médio, no século XV chegou nas Filipinas e no século XVI os portugueses a introduziram no México, Brasil e no continente africano. No Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, há vários exemplares, o que motivou o nome do Morro da Mangueira. É uma das frutíferas que melhor se adaptaram no nosso país, ocupando a sexta posição em produção e área plantada.

A mangueira e a árvore nacional de Índia e Bangladesh, podendo viver mais de 300 anos; lá as mangas verdes, em conserva, são um condimento indiano comum, que é servido junto com refeições de arroz e legumes cozidos e no mundo todo o mango chutney, um condimento de paladar agridoce e picante, é bastante popular.  Cresce no nível do mar até 1200 metros de altura, em vales profundos e úmidos, nas margens de rios e nas florestas costeiras, sendo polinizada por abelhas, precisa de calor e períodos secos para produzir com abundancia e gerar folhas avermelhadas quando novas e verdes com nervuras amarelas quando maduras.

No Brasil as variedades mais consumidas são : Coquinho , Haden , Manga Espada , Manga Espada de Ouro , Manga Rosa , Palmer , Tommy Atkins. Em total são mais de 500 variedades e seus frutos são consumidas e dispersos por morcegos, macacos, elefantes, guaxinins e porcos-espinhos.

No paisagismo deve ser utilizada com moderação e não apenas pelo tamanho, mas também pelas suas raízes e seus frutos pesados que, ao cair, podem causar acidentes.

  • Sinônimos estrangeiros: Mango, edible mango, indian mango, (em inglês); am, amchur, aamchoor, (na Índia); mango, melocotón de los trópicos, (em espanhol); manja, manjo, (em árabe); mango, (em alemão); manguier, mangue, (em francês).
  • Família: Anacardiaceae.
  • Características: Árvore perenifólia, com copa densa.
  • Porte: 15 a 40 metros de altura, com tronco de 90 centímetros de diâmetro.
  • Fenologia: Inverno, entre julho e agosto.
  • Cor da flor: Creme.
  • Cor do fruto: Verde, rosado ou avermelhado.
  • Cor da folhagem: Verde brilhante e escura.
  • Origem: Índia, Mianmar, Bangladesh e sudeste do Vietnã.
  • Clima: Tropical e subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.