Árvore inspira arquitetos franceses a erguer edifício
Você acredita que a copa de uma árvore serviu de inspiração para criar um edifício?
O projeto, denominado Canopea, foi desenvolvido para construir um edifício residencial de baixo impacto ambiental. A proposta surgiu no concurso Solar Decathlon Europe Madrid 2012, pela equipe francesa Rhône-Alpes, que pretendia proporcionar o conforto humano em conexão com a natureza.
O prédio conseguirá capturar 95% da energia solar e captar 30% da água de chuvas para o reaproveitamento. Planejado para ser de baixa estatura, ele contará com, até, dez andares. A fachada será toda revestida por janelas, assim, os habitantes terão o privilégio de uma visão de 360°, aproximando-os do meio ambiente.
Toda a energia gerada por meio de placas fotovoltaicas será direcionada para uma rede inteligente, que fará a distribuição no edifício: passará, inicialmente, pelo sistema de aquecimento e pelo de arrefecimento, o excedente será encaminhado em outras utilidades.
Para combinar os meios urbano e ambiental, o espaço contará ainda com plantações integradas. Entre outras utilidades, o piso térreo contará com lojas, postos de recargas elétricas, creches, salão de jogos e cozinha ao ar livre.
A utilização de grandes sistemas tecnológicos foi pelos arquiteto, no entanto, eles buscaram oferecer flexibilidade nas áreas internas, para que os futuros habitantes possam personaliza-las de acordo com cada necessidade. Outra vantagem é que a mobília, em sua maioria, é móvel, e pode ser realocada em outros ambientes.
Fonte da imagem: CicloVivo
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.