Devido ao forte verão, moradores de Chicago são convidados a cuidar das árvores da cidade
A cidade de Chicago passa, atualmente, pelo intenso verão do Hemisfério Norte, já considerado o mais quente de toda história. Com isso, as plantas que, naturalmente, precisam de um cuidado especial em estações específicas, clamam por mais atenção.
O trabalho realizado por órgãos públicos e administrações de parques não tem sido suficiente para suprir todas as necessidades atuais, por isso, o Chicago Park District, responsável pela gerência dos parques, decidiu pedir ajuda aos moradores.
A parceria com a associação Friends of the Park movimentou os habitantes de Chicago para regarem as árvores nos locais que frequentam. Dentre as 250 mil mantidas pelo Chicago Park District, 10 mil delas foram plantadas há menos de 3 anos. Pela pouca idade, estão mais vulneráveis à seca e às doenças, por isso, são o foco da ação.
Para incentivar os moradores, as árvores receberam tags que informam (em dólares) a contribuição de cada uma delas para o meio ambiente, cálculo este, feito com o auxílio do site Tree Benefits Calculator. Nestas identificações há um código que, pesquisado na internet, explica os benefícios sociais, econômicos e ambientais da unidade.
A Chicago Park District e a Friends of the Park dão dicas para cuidar das árvores plantadas há pouco tempo. Você também pode seguir as indicações para preservá-las em sua cidade (via Superinteressante):
– se você mora em frente a uma área verde, puxe da sua casa uma mangueira para regar as árvores;
– se houver uma fonte de água no parque, leve a mangueira, ligue-a na fonte e regue as árvores;
– se você não possui uma mangueira, leve um galão de água para despejar na base das árvores jovens;
– aconselha-se regar as árvores logo pela manhã ou no início da noite, nunca no meio do dia;
– não regue a base do tronco, pois eles estão suscetíveis à decomposição e ao ataque de fungos em árvores “estressadas pela seca”;
– se você vir alguém fazendo churrasco ao ar livre, lembre a pessoa para não despejar as brasas próximo das árvores.
O verde em sua cidade é bem cuidado? O que acha de dar uma mãozinha para ajudar na manutenção?
Fonte da imagem: Superinteressante e Treehugger
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.