Nascimento de filhos de funcionários é motivo para plantio de árvores em indústria
Quando uma árvore é plantada em uma usina na cidade de Cubatão, no litoral paulista, há um motivo para celebração: significa o nascimento de mais uma criança entre os filhos dos funcionários. Após 5 anos do início do projeto, 1030 árvores já foram plantadas na Usiminas, uma das maiores empresas do polo industrial da cidade.
O funcionário Paulo Cezar Simoni foi quem apresentou a ideia aos superiores. Após uma análise sobre a quantidade de árvores existentes em Cubatão, ele resolveu plantar uma muda para cada momento especial de sua vida: quando comprou uma casa, quando casou e quando nasceu a primeira filha. Foi então, que decidiu expor seu projeto pessoal ao local de trabalho e multiplicá-lo.
Com a solidificação, a iniciativa engrenou e passou a se chamar “Plante uma Vida”. Cada criança nascida recebe um número de registro e tem seu nome anotado em um painel. As espécies das plantas são nativas da região da Mata Atlântica, predominante no litoral paulista, o que contribui para a fauna da região. Uma equipe é responsável pela manutenção dos espaços, já que muitas árvores dão frutos.
Mais de 1,5 milhão de metros quadrados de áreas verdes adornam a usina, local de sobra para o andamento do projeto. Paulo acredita que sua iniciativa prosperou, pois a consciência ambiental já existe, porém, a sociedade é que não se empenha. “O ‘Plante uma Vida’ faz com que você pare e plante. De maneira direta ou indireta, você acaba por passar isso para outra pessoa mais adiante. Eu imagino que, em poucos anos, esses nossos filhos que nasceram, verão os primeiros plantios, notarão como tudo foi feito”, finaliza.
Fonte das imagens: G1
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.