Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Escorpiões

Eles são temidos e habitam no jardim sob troncos e cascas de árvores, além de se esconderem em locais escuros, como frestas, entulho e lixo. Existem quase 150 espécies destes aracnídeos no Brasil e em todo o mundo são por volta de 2.000 habitando em todos os continentes, menos na Antártida. Também conhecidos como lacrau ou alacrau, medem entre 12 e 20 centímetros de comprimento e a carapaça tem tonalidades variando entre o amarelo e o preto, passando por nuances amarronzadas, avermelhadas e até azul ou verde.

O escorpião amarelo causa graves acidentes, especialmente no Nordeste e em Minas Gerais. Foto de Fernanda, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Estes aracnídeos descansam durante o dia, mas começam as atividades de alimentação e acasalamento nos finais de tarde, quando saem a caça de formigas, grilos, pequenos lagartos, aranhas, cobras, moscas, roedores, baratas e outros escorpiões, já que são canibais, podendo comer grandes quantidades. Contudo podem passar até seis meses sem se alimentar ou beber líquidos. Uma dança de cortejamento sexual é feita por eles antes do acasalamento, sendo que depois é comum a fêmea comer o macho.

Este, de coloração marrom-escura, é frequente no Estado de São Paulo e Leste e Centro do Brasil. Foto de Limberger, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O veneno deles está em uma glândula localizada no abdome e é  inoculada na vítima através do aguilhão. Isto acontece especialmente nos meses com temperaturas mais altas e age sobre o sistema nervoso das pessoas, ocasionando o aumento da pulsação cardíaca, além de dores, adormecimento e vermelhidão no local da picada e suor e é mais marcante nas crianças devido ao peso corporal delas. Todos os escorpiões secretam veneno, mas apenas 25 espécies podem causar a morte, sendo necessário o tratamento imediato com soro antiescorpiônico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima e rapidamente.

Sapos, gambás, corujas, pequenos macacos, quati, lagartos e gansos são os principais predadores de escorpiões, sendo a alfazema plantada no jardim um repelente natural deles. Outra maneira de controle é a água boricada, que pode ser espalhada pelos cantos escuros onde os escorpiões podem andar pela residência.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange