Acacia baileyana
acácia-de-bailey, acácia-mimosa, acácia-dourada, acácia-imperial, mimosa imperial
Uma árvore ou arvoreta de rápido crescimento, cujas flores atraem borboletas, tornando-a uma boa opção para pequenos jardins. Suas flores perfumadas são visitadas também por abelhas, que produzem um mel com alto teor de frutose e formam pencas com flores em forma de bolinhas que podem alcançar a até 20 centímetros de comprimento. As folhas apresentam uma trama delicada, parecendo plumas, com cerca de 7 centímetros de comprimento, compostas por muitos folíolos pequenos. Cresce bem em solos arenosos, com uma boa drenagem e deve ser podada ocasionalmente para manter a forma, removendo ramos mortos ou malformados. É fixadora de nitrogênio, o que significa que ela contribui para a fertilidade do solo.
Ela foi descoberta pelo botânico, viveirista e produtor de sementes, britânico, Frederick Manson Bailey (1827 – 1915) em 1883, durante uma expedição à Austrália. O nome se origina da palavra em grego akakia, que pode ser traduzido como espinho.
Na cultura aborígene australiana, a acácia-mimosa é considerada uma árvore sagrada que representa a criação da vida. Acredita-se que a árvore tenha brotado do túmulo de uma jovem mulher que morreu de amor, e suas flores simbolizam a pureza e a inocência.
Propaga-se por sementes, que devem ser tratadas antes de plantar para acelerar a germinação. Uma maneira de fazer isso é através de imersão em água quente ou escarificação. Também pode ser multiplicada por estacas.
- Sinônimos estrangeiros: cootamundra wattle, silver wattle, (em inglês); acacia mimosa, (em espanhol); acacia à feuilles soyeuses, acacia à feuilles argentées, (em francês); silberwattle, weiche silberwattle, (em alemão); mimosa di Bailey, acacia argentata, (em italiano); bairī akashia, mokkoku, (em japonês); yǔ máo jīn hé huān, (em chinês).
- Família: Fabaceae.
- Características: arvoreta ou árvore perenifólia de pequeno porte.
- Porte: 3 a 7 metros de altura.
- Fenologia: final do inverno, primavera, inicio do verão.
- Cor da flor: amarela dourada.
- Cor da folhagem: verde cinzenta-azulada.
- Origem: Nova Gales do Sul, em Austrália.
- Clima: temperado/subtropical. Suporta geadas leves.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.