Acalypha wilkesiana “Java white”
acalifa-amarela

Foto de Thérèse Gaigé, CC0, via Wikimedia Commons
Esta acalifa é amplamente usada em jardins tropicais, como cerca-viva, bordaduras ou em grupos para criar efeitos de massa, também é ideal em vasos para decorar varandas e pátios bem iluminados. Ela é apenas uma das muitas variedades de Acalypha, cada uma com suas próprias características de cor e formato de folha. Sua folhagem marcante é ideal para trazer contraste com outras plantas de folhagem verde, certificando-se de que elas tenham requisitos de cuidados semelhantes. Além de podas que ajudam a manter o formato compacto e promovem o crescimento de novas folhas, é importante observar as condições de solo e luz para evitar que a planta perca sua coloração característica.

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A propagação por estacas é o método mais comum e eficaz, selecionando um galho saudável e cortando um pedaço com cerca de 10-15 cm de comprimento, abaixo de um nó, em seguida deve-se retirar as folhas da parte inferior da estaca, deixando apenas 2-3 folhas na parte superior e enterre-a no substrato, aprofundando cerca de 5 cm. Deve ser regada moderadamente em um local com luz indireta e temperatura amena. As raízes devem começar a se desenvolver em algumas semanas.

Foto de cultivar413, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: white acalypha, copperleaf, Java white copperleaf, (em inglês); acalyphe, acalyphe de Java, (em francês); acalifa blanca de Java, (em espanhol); kupferblatt, Java-weiß-kupferblatt, (em alemão);
- Família: Euphorbiaceae;
- Características: arbusto perene semi-lenhoso;
- Porte: 1,50 a 2,00 metros de altura;
- Fenologia: primavera, verão e outono;
- Cor da flor: vermelha, de pouca importância ornamental;
- Cor da folhagem: verde-claro com manchas branco cremoso e, às vezes, tons de rosa;
- Origem: Fiji e Vanuatu;
- Clima: tropical/subtropical, com alta umidade, não tolera geadas ou frio intenso;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.