Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Alocasia nebula

alocásia-casco-de-tartaruga

Foto de Lemaire, Charles Antoine, Public domain, via Wikimedia Commons

Uma planta estupenda para ser cultivada em áreas sombreadas, sob as copas das árvores e também em vasos em jardins internos e até em jardins verticais, onde se destaca graças as grandes folhas de textura coriácea, que possuem tonalidades admiráveis. No seu habitat natural a umidade ambiente é alta e suas raízes se aprofundam em solos muito ricos, quando cultivada agradece pulverizações diárias com água, já que no ecossistema onde cresce naturalmente desfruta de umidade mais alta do que em uma residência, normalmente entre 70 e 80%.

Dentro de casa, deve estar perto de uma janela voltada para o leste ou para o oeste para obter melhores resultados e o substrato, composto por fibra de coco, perlita e esfagno, precisa estar sempre levemente úmido, mas não encharcado. Aconselho evitar correntes de ar provenientes de aberturas de ventilação ou portas. Ela pode ser adubada com um fertilizante balanceado a cada duas semanas durante a estação de crescimento. As folhas contém cristais de oxalato de cálcio, tóxicas para pessoas e animais de estimação.

O epíteto específico, nebula, significa névoa e alude ao suave padrão de variegação das folhas.

É reproduzida pela separação das brotações que surgem ao lado da planta-mãe, esperando até que tenham cerca de metade do tamanho da planta-mãe antes de dividir a planta.

  • Sinônimos estrangeiros: jewel alocasia, peacock plant, shrimp plant, elephant ear, tarzan plant, (em inglês); planta de la orquídea, placa de oreja de elefante, placa de cola de tigre, (em espanhol); plante araignée, plante éléphant, plante panthère,  (em francês); pianta orchidea, pianta orecchio d’elefante, pianta drago, (em italiano);  pflanze pfauenfeder, pflanze elefantenohre, pflanze drachenblatt, (em alemão); shima arokashia, (em japonês); ban ye yu, (em chinês).
  • Família: Araceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 50 a 90 centímetros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: branca, com pintas bordô e cheiro doce de frutas cítricas.
  • Cor da folhagem: verde-acinzentada e brilhante, com nervuras verde escuras, o dorso é  bordô.
  • Origem: estado de Sarawak, no norte de Bornéu.
  • Clima: tropical, é muito sensível ao frio.
  • Luminosidade: sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange