Aloe polyphylla
babosa espiral

Foto de brewbooks from near Seattle, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Suas folhas grossas, carnudas e pontiagudas, com margens serrilhadas, armazenam água e crescem em forma de uma espiral perfeita, que pode girar para a direita ou para a esquerda. Essa espiral pode ter entre 5 e 13 fileiras, sendo seu traço mais marcante e criando um padrão visualmente impressionante que lembra uma mandala natural. Durante a floração, surgem hastes com flores tubulares, que adicionam ainda mais beleza à planta. Deve ser cultivada em solo bem drenado, pois não tolera encharcamento. Um substrato arenoso ou específico para suculentas é o ideal.

Foto de Sam, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Aloe polyphylla é a planta nacional de Lesoto, crescendo a 1.400 metros de altitude e está em perigo de extinção na natureza devido à coleta excessiva e à destruição do habitat.
Devido à sua forma espiralada, que lembra uma galáxia em miniatura, o Aloe polyphylla é frequentemente associado ao cosmos e aos astros. Para o povo San, uma tribo indígena da África Austral, é considerada uma planta sagrada. Eles acreditam que a planta possui propriedades espirituais e curativas. Em algumas lendas, é dito que ela traz boa sorte e proteção espiritual para aqueles que a possuem.

Foto de brewbooks from near Seattle, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
A propagação é geralmente feita por sementes, já que a planta raramente produz mudas laterais. A germinação das sementes pode ser um processo demorado e requer paciência.
- Sinônimos estrangeiros: spiral aloe, (em inglês); aloe espiral, (em espanhol); aloès spiralé, (em francês); aloe a spirale, (em italiano); spiralaloe, (em alemão); rasen aroē, (em japonês); spoor aloe, (em africâner); inkalane, (em zulu);
- Família: Asphodelaceae;
- Características: herbácea suculenta;
- Porte: 30 a 50 centímetros de altura e até 60 centímetros de diâmetro;
- Fenologia: primavera ou início do verão;
- Cor da flor: rosa, vermelho ou alaranjado;
- Cor da folhagem: verde azulado com bordas serrilhadas;
- Origem: montanhas de Drakensberg em Lesoto, pequeno país da África Austral;
- Clima: árido/temperado, prefere climas frios;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.