Alternantera ficoidea
periquito, afito, colar-de-beija-flor

Foto de Krzysztof Golik, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Muito utilizada como planta de cobertura de solo devido ao seu crescimento denso e baixo, sendo ideal em bordas de canteiros e caminhos, criando um contraste interessante com outras plantas, é perfeito para revestir taludes, também pode ser aproveitada em jardins verticais. As folhas do periquito são pequenas, ovais e podem apresentar diversas tonalidades, dependendo da variedade. Essa variedade de cores confere um aspecto vibrante e único à planta.

Foto de David E Mead, CC0, via Wikimedia Commons
Pode ser propagada facilmente por estacas no final do inverno, cortando um ramo saudável e plantando-o diretamente no solo ou em água até que criar raízes.

Foto de Dinesh Valke from Thane, India, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: joyweed, parrot leaf, red leaf amaranth, (em inglês); amaranto tricolor, hierba de alegría, (em espanhol); amarante fausse-épinard, amarante tricolore, (em francês); amaranto tricolore, (em italiano); dreifarbige amarant, (em alemão); hiyu-ka, kinsen-sou (em japonês);
- Família: Amaranthaceae;
- Características: herbácea perene de folhagem ornamental;
- Porte: 15 a 25 centímetros de altura;
- Fenologia: o ano todo, com maior intensidade na primavera e verão;
- Cor da flor: branca, rosada ou esverdeada, pouco atraente;
- Cor da folhagem: variando entre verde, roxo, vermelho, amarelo e variegado;
- Origem: América do Sul, especialmente no Brasil;
- Clima: tropical/subtropical, não tolera temperaturas baixas;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.