Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Arundinaria gigantea

bambu-do-canavial, cana-de-troca, cana de rio, cana-gigante

Foto de Chris Light, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Este bambu é uma planta com colmos ocos e redondos, com entrenós maduros a castanhos que podem ultrapassar 5 centímetros de diâmetro. Ele cresce a partir de uma grande rede de rizomas grossos, prevenindo a erosão do solo em áreas úmidas. As folhas são lanceoladas, com até 30 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura, sendo o alimento preferido das lagartas da borboleta olho-perolado do sul, (Enodia portlandia). A inflorescência é um cacho ou panícula de espiguetas medindo de 4 a 7 centímetros de comprimento. Uma haste individual tem vida útil de cerca de 10 anos.  Raramente produz sementes e flores, florescendo gregariamente. Esta e outras espécies de Arundinaria podem crescer em grandes colônias monotípicas chamadas canaviais encontrados em várzeas de rios e córregos, desenvolvendo rapidamente em touceiras densas. Os canaviais já foram uma característica paisagística comum no sudeste dos Estados Unidos, mas hoje são uma espécie de ecossistema ameaçada.

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se o alastramento não for desejado, a propagação rizomatosa pode ser desencorajada através da construção de barreiras no solo ou do cultivo da planta em vasos. É cultivada como planta ornamental em jardins devido à sua altura impressionante e ao seu aspecto exótico.

Tem sido historicamente usada pelos índios americanos para construir abrigos e fazer cestas, flautas, flechas, zarabatanas e dardos, especialmente nas tribos das planícies ocidentais, como os Cherokee. No passado, eles foram encontrados desde os estados da Costa Leste até Oklahoma.

A maior parte da reprodução é vegetativa, pois os novos brotos do bambu se devem ao seu rizoma.

  • Sinônimos estrangeiros: giant cane, river cane, giant river cane, fishing-pole cane, reed grass, mutton grass, swampcane, switchcane, wild bamboo, (em inglês);  caña gigante, carrizo gigante, (em espanhol); canne géante, roseau géant, (em francês); riesenbambus, rohrgras, (em alemão); canna gigante, bambù gigante, (em italiano); jùxíng lúwèi, (em chinês); ōgayatsuri, (em japonês); chamdae, (em coreano).
  • Família: Poaceae.
  • Características: bambu perene.
  • Porte: 4 a 7 metros de altura.
  • Cor da folhagem: verde brilhante.
  • Origem: centro-sul e sudeste ao oeste até o Texas e a Flórida, nos Estados Unidos.
  • Clima: subtropical, temperado. Tolera bem os frios.
  • Luminosidade: sol pleno, sol parcial.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Boa noite ! Plantei faz dois anos e o bambu está fora de controle.se espalhando no quintal todo! Como faço para dete lo !!?? Muito obrigada!!

    • Boa tarde Rosa,

      Instale uma barreira física no solo para impedir o crescimento das raízes. Isso pode ser feito com uma parede de concreto enterrada no solo ao redor da área onde você deseja confinar o bambu, também chapas de metal ou tela de metal podem ser enterradas no solo para criar uma barreira. Igualmente pode fazer uma canaleta subterrânea com 20 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade, preenchida com pedra britada.

      Abraços

Secured By miniOrange