Begonia elatior
begônia-de-natal, begônia-rieger
Suas flores, simples ou dobradas, são extremamente vistosas, com pétalas delicadas que podem variar de cores como vermelho, rosa, amarelo, laranja e branco e as folhas são brilhantes, verde escuras e com bordas levemente serrilhadas, proporcionando um belo contraste com as flores. Elas florescem durante todo o ano, mas com mais intensidade no outono e inverno.
A planta prefere luz indireta brilhante, já que a exposição direta ao sol pode queimar suas folhas e flores. É importante manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado e nas regas deve-se evitar molhar as folhas, pois isso pode causar o surgimento de fungos. Prefere temperaturas entre 18°C e 25°C. Não tolera temperaturas muito baixas ou correntes de ar frio, devendo-se evitar mudanças bruscas de temperatura. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma mistura de terra comum com turfa e perlita pode funcionar bem.
A Begonia elatior é frequentemente cultivada como planta de interior devido à sua floração prolongada e à capacidade de se adaptar a diferentes condições de luz. Além disso, ela é uma excelente escolha para presentear, já que é visualmente atraente e fácil de cuidar.
Pode ser reproduzida por estacas, preferencialmente com 10 a 15 cm de comprimento, deixando apenas 2 ou 3 folhas no topo da estaca e enterrando-a em uma terra de jardim misturada com areia. Outra opção é colocá-la em um copo de água até que as raízes se formem e, depois, transplantá-la para o solo. Por se tratar de um híbrido estéril, sua multiplicação não pode ser feita por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: elatior begonia, rieger begonia, (em inglês); begonia elatior, (em italiano); bégonia elatior, bégonia d’intérieur, (em francês); begonia elatior, begonia de interior, (em espanhol); rieger-begonie, (em alemão);
- Família: Begoniaceae;
- Características: planta herbácea híbrida;
- Porte: 20 a 35 centímetros de altura;
- Fenologia: ano todo;
- Cor da flor: vermelho, rosa, amarelo, laranja e branco;
- Cor da folhagem: verde médio;
- Origem: híbrido resultante do cruzamento de Begonia tuberosa e Begonia socotrana;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.