Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Bougainvillea spectabilis

Primavera, buganvília, juá-francês, cansarina, primavera, três-marias, ceboleiro

Cultivada como trepadeira é usada para revestir caramanchões, pérgulas, pórticos, cercas e muros de entrada, onde cresce com muito vigor, especialmente no litoral, soltando longos ramos espinhosos. É muito similar à Bougainvillea glabra,  uma árvore de grande porte. Esta espécie é largamente hibridada, existindo hoje mais de 300 variedades de buganvílias em todo o mundo, com portes e floradas diferentes da espécie típica. Suas brácteas formam grandes cachos na extremidade dos ramos, com flores simples ou dobradas. 

O primeiro a descrever a buganvília foi o botânico Philibert Commerçon, que acompanhou o almirante da Marinha francesa Louis Antoine de Bougainville na expedição ao redor do mundo de 1766 a 1769 , e publicado pela primeira vez por Antoine Laurent de Jussieu em 1789. Quem observou por primeira vez a trepadeira foi Jeanne Baré , amante e assistente de Commerçon, enquanto ele se achava no navio acamado por causa de uma doença; por não poder embarcar como mulher, ela se disfarçou de homem para fazer a viagem, dessa forma se tornou a primeira mulher a viajar em uma expedição científica pelo mar. O nome botânico é uma homenagem a Louis Antoine de Bougainville.

No paisagismo é amplamente usada, isto se justifica pala sua beleza, entretanto há dezenas de trepadeiras ornamentais que poderiam ser mais aproveitadas nos nossos jardins.

  • Sinônimos estrangeiros: Great bougainvillea, paper flower, (em inglês); santa-rita, (em Argentina); veranera, (em Colômbia); papelillo, (em Peru); bougainvillee, bougainvillier, (em francês); buganvillea, (em italiano); drillingsblume, (em alemão); felila, (em japonês); mao bao jin, jiu chong ge, san jiao hua, ye zi hua, (em Chinês); bogambilya, (em Filipinas); booganbel, (em Índia); boganvilla, kadalasupoovu-chedi, (na Malásia); bougainvillier, (na Guiana Francesa); jahanamiya, (em árabe); vukamvilia, (em grego).
  • Família: Nyctaginaceae.
  • Características: Trepadeira lenhosa, ramificada e espinhenta.
  • Porte: Ramos com mais de 6 metros.
  • Fenologia: Primavera e verão. Podem surgir flores no outono e inverno de modo esporádico.
  • Cor da flor: Brancas, rosas, vermelhas, roxas, alaranjadas, amarelas ou brancas.
  • Cor da folhagem: Verde escuro.
  • Origem: Sudeste e Nordeste do Brasil, Bolívia, Peru e Argentina.
  • Clima: Tropical / subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 Comments

  1. Olá, como conduzir primavera variegata pendente. A minha está num vaso, mas não sei como plantar no chão, já que é pendente.

    • Olá Neia,

      Ela precisa de luz solar direta para florescer abundantemente. Escolha um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia.

      Utilize suportes ou ganchos para ajudar a direcionar o crescimento da planta de forma pendente. Amarre os ramos delicadamente para evitar danos.

      No transplante prepare o solo cavando um buraco com aproximadamente o dobro da largura e profundidade do vaso onde a Bougainvillea está atualmente.

      Misture o solo removido com adubo orgânico ou composto para melhorar a fertilidade e a drenagem do solo. Regue bem a Bougainvillea no vaso um dia antes do transplante para facilitar a remoção e minimizar o estresse da planta.
      Com cuidado, retire a planta do vaso, segurando a base da planta e virando o vaso de cabeça para baixo, se necessário. Evite puxar a planta diretamente para não danificar as raízes.

      Coloque a Bougainvillea no buraco preparado, ajustando a altura para que a planta fique no mesmo nível que estava no vaso.
      Preencha o buraco com a mistura de solo e adubo, firmando suavemente ao redor da base da planta para eliminar bolsas de ar.

      Regue a planta imediatamente após o transplante para ajudar a assentar o solo ao redor das raízes.
      Continue regando regularmente nas primeiras semanas até que a planta se estabeleça, mas evite encharcar o solo.

      Abraços

  2. Ola , boa tarde ! Gostaria de comprar algumas mudas de bougainvillea
    Poderia me passar mais informações?

  3. Ola ,como fazer mudas dessa planta linda.

    • Olá Cassia,

      Para multiplicar a Bougainvillea spectabilis, precisa cortar uma estaca de 15 a 20 cm do talo de uma planta e enterra-la num solo arenoso, com bom escoamento de água, mas mantido levemente úmido. Com uma mínima interferência, essa estaca se transformará numa nova planta em um espaço de tempo entre três a seis meses.

      Abraços

  4. Olá, comprei um vaso pequeno de bougainville e ela está perdendo as folhas verdes. No entanto ela está com várias brácteas nascendo. É normal?
    Quando comprei foi me orientado regar quando as folhas começassem a murchar. É como estou fazendo, mas ela está quase sem nenhuma folha verde.

    • Olá Kemili,

      Com as temperaturas baixas, agora no inverno, ela perde as folhas. Também, a irrigação exagerada pode causar a queda delas. Isto sucede porque o excesso de água acaba afogando as raízes, que apodrecem e passam a ter folhas amarelas, caindo logo em seguida.

      Abraços

  5. Boa tarde, Raul!
    Se eu plantar uma primavera aos pés de um ipê rosa que já tenho na calçada ele sofrerá algum impacto? Gostaria muito de ter uma, mas não tenho espaço. Por outro lado não quero sacrificar o ipê.
    Ficarei muito agradecida pelo seu retorno.

    • Boa tarde Jane,

      Sim, pode plantar a primavera junto com o ipê, mas deve poda-la depois de cada florada para que não afete o desenvolvimento da árvore.

      Abraços

  6. Boa tarde!

    Comprei uma Bougainvillea num viveiro que já têm galhos bem longos, mas está plantada em um saco pequeno para mudas. Estava linda e viçosa no viveiro, mas sentiu a viagem de carro no calor agora está com as pontas murchas. Estou molhando duas vezes ao dia, mas ela não está reagindo muito bem. Devo plantar diretamente no solo ou em um vaso grande? Queria plantar no solo junto à cerca depois de algumas semanas de adaptação ao meu clima local (muito sol, muito seco), mas talvez o espaço muito pequeno esteja prejudicando demais as raízes. O que devo fazer? Moro em Brasília, em área de cerrado mais seco e estamos no início do período da seca.

    Obrigada pela atenção!

    • Boa tarde Tatiana,

      Para sua bougainvillea se recuperar, orvalhe as folhas de manhã cedo, diariamente e regue-a três vezes por semana.

      É melhor planta-la diretamente no solo, usando um pouco de substrato e farinha de ossos, misturados ao solo onde será plantada.

      Abraços

  7. Boa tarde
    Adoro buganvilias. Tenho uma plantada a pleno sol que tem folhas verde escuras enormes e também tronco grosso e galhos vigorosos. Em dois anos ficou enorme, mas floresce bem pouco. É em Florianópolis, perto do mar, mas pouco atingida por ventos.
    Me oriente, por favor. Suponho que a poda está mal.

    • Bom dia Marisa,

      Ela floresce pouco por uma deficiência de nutrientes e, seguramente, é falta de fósforo.

      Faça uma adubação usando 2 kg de esterco curtido de galinha, 1 kg de farinha de ossos e 200 gramas de superfosfato simples.

      Isto irá estimular a produção de flores de sua bougainvillea.

      Abraços

  8. Gostaria de planta a Bougainville encostada no muro . A raiz estraga o muro ou melhor corre o risco de trincar o muro por conta da raiz.? Obriga.

    • Regina,

      Prefira a primavera (Bougainvillea spectabilis) ela é menos vigorosa e tem maior variedade de cores nas flores, as raízes são limitadas e pode desenvolver bem junto a um muro, desde que usado um bom substrato (recomendo o Forth Condicionador Floreiras) e também um fertilizante rico em fósforo, como farinha de peixe ou farinha de ossos.

      Abraços

  9. Moro em Brasília e tenho interesse em plantar Bougainvillea glabra, mas estou com dificuldade de achar a espécies de diferentes cores. Vc conhece alguma floricultura especializadas na região e que conheça a espécie que procuro?
    Atenciosamente

    • Joaquim,

      Procure no Viveiro Pau-Brasília: https://www.paubrasilia.com.br/ – Telefone (61) 3468-3191 – Whatsapp (61) 98323-0005 – Instagram @paubrasiliaviveiro.

      Eles devem ter ou indicar quem cultiva.

      Abraços

  10. Sou pequeno produtor,me interessa aumentar

    • Bom dia João Batista,

      De que maneira posso ajuda-lo?

      Abraços

  11. Olá. Moro em Goiás e aqui estamos na seca. Daqui a um mês aproximadamente começará a chuva. Tenho uma num vaso e pretendo plantar no chão para subir num pequeno pergolado. Qual adubação posso usar e qual dica pode me dar para ele crescer forte e saudável? Parabéns pelo seu post.

    • Olá Cristianey,

      Ao transplantar sua Bougainvillea, prepare o solo usando: uma parte de Forth Condicionador Solos, uma parte de areia e uma parte de terra fértil. A esse preparado agregue 100 g de superfosfato simples, 200 g de farinha de ossos, junto a 4 kg de esterco bovino.

      Pronto, ela irá crescer saudável com muitas flores!

      Abraços

  12. SR RAUL minha bougainville so estar so como folhagem verde è
    NORMAL?

    • Oi Elisete,

      Para estimular a floração faça uma adubação com farinha de ossos e, também, com o fertilizante Forth Flores.

      Abraços

  13. Minha Bougainville rosa está caindo muitasss folhas….. é normal?….ela é bem grande e nunca ficou assim….?

    • Denise,

      Isto se deve, possivelmente, a uma queda brusca de temperatura ou falta de água, também os ventos forte causam esse sintoma.

      Faça uma poda, na última semana deste mês de maio, durante a lua minguante, cortando 40 centímetros das pontas dos ramos.

      Por favor me dê um retorno informando do estado de sua Bougainvillea depois dessa poda.

      Abraços

  14. Bom dia, vocês vendem essas variedades de cores da bouganville?

    • Boa tarde Nair,

      Nós não vendemos plantas. Meu escritório é de projetos de paisagismo e este blog é para os amantes dos jardins.

      Abraços

  15. Ola, somos produtor da Primavera Amarela veja neste endereço http://verdigris.mercado shops.com.

    • Corrigido http//verdigris.mercado shops.com.br alem da primavera amarela Temos linda coleção de cores enviamos para todo Brasil

      • Muito obrigado Thais,

        Acabei de cadastrar vocês. Isto servirá de informação para nossos seguidores.

        Abraços

  16. Prezado Sr. Raul onde posso adquirir buganvila amarela , por favor mande resposta, obrigado gostaria muito de receber sua resposta

    • Olá Mauricio,

      Não tenho certeza, mas procure na Flora Wittmann, com Oscar – (11) 4712-3633 ou 4712-3457.

      Se ele não tiver, possivelmente indicará um produtor.

      Abraços

    • http//verdigris.mercado shops.com.br alem da primavera amarela Temos linda coleção de cores enviamos para todo Brasil

  17. Prezado Sr. Raul onde posso adquirir buganvila amarela , por favor mande resposta, obrigado

  18. Boa noite…onde encontro muda de bounganvillea axul?

    • Boa noite João,

      É muito difícil achar nessa cor, mas tente na Internet.

      Abraços

  19. Ooi Raul queriiiido!!! tudo bem?
    procurei por todo o ceagesp de sp e também pela internet.
    como você é a referência de plantas no Brasil, resolvi pedir ajuda pra você.
    poderia me dizer onde encontro uma bougainvillea com DAP de 15 anos para entrega em SP? sei que essa deve ser uma pergunta muuito incomum, mas é realmente muuuito importante afetivamente pra nós, conseguir uma assim.
    se puder nos ajudar, agradeceria imensamente!!! mesmo!!! gratidão desde já!!!
    abraço forte da sua fã, Lúcia

    • Olá Lucia,

      Procure na Flora Wittmann, com Oscar, ele é especialista em trepadeiras – (11) 4712-3633 ou 4712-3457.

      Se ele não tiver, poderá recomendar um produtor.

      Abraços.

  20. Eu não entendi como diferenciar a Bougainville Espectabilid da Gabra. Pode me tirar essas dúvida?

    • Maria Aparecida,

      A B. glabra, nativa no sul do Brasil, é mais vigorosa e só com flores lilases, ela suporta geadas. Já a B. spectabilis é do leste e nordeste do país, com florada muito mais colorida, dá origem a muitos cultivares e não suporta temperaturas baixas.

      Abraços

  21. Boa tarde! Amei sua publicação, amo plantas que dão flores tenho Bougainville de flores rosas, como faço para comprar a Bougainville de flores amarelas e vermelhas? Obrigada!

    • Bom dia Lucicleide,

      Eu precisaria saber onde você mora, para lhe recomendar um produtor de bougainvilleas.

      Por exemplo, a Atmosphera Plantas & Paisagismo, em Igarassu, Pernambuco, tem uma enorme variedade de cores. Segue o link: http://www.atmosphera-pe.com.br/

      Abraços

  22. Olá Raul, parabéns pelo blog!
    Sou apaixonada por bougainville, gostaria que a minha branca subisse em uma cerca, ela está em vaso , ela mede + – 1,00 m , com muitos galhos em várias direções e bem floridos.
    Muito obrigada!

    • Olá Regina,

      Para que ela escale a cerca, deve conduzi-la usando líneas de nylon fixadas na própria cerca. Talvez estimule a ascendência dela suprimindo parte dos ramos e incentivando os mais compridos.

      Abraços

  23. Bom dia Raul!
    Muito bacana esse conteúdo. Parabéns.

    Um dúvida, a quelas lindas pergolas e caramanchões da imagens da Grécia, por exemplo, são da espécie spectabilis?
    Essa espécie costuma crescer os galhos enormes e agressivos, ou são mais delicas.

    Att

    • Bom dia Roberto,

      Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

      A Bougainvillea spectabilis é nativa no leste e nordeste de nosso país. Mas há acerca de 18 espécies de bougainvilleas, pertencentes à família das Nyctaginaceae, que crescem espontaneamente em outras regiões, inclusive na Grécia.

      Abraços

  24. Fiquei surpresa e encantada com a amarela ! Será que existe essa espécie no Brasil ? Parabéns pela página e por compartilhar seu conhecimento conosco !

    • Obrigado Rejane!

      Sim, existe a amarela e muitas outras, cultivadas no Brasil.

      Abraços

  25. Gostaria de maiores informaçoes sobre as raizes desta planta. Posso plantá la em jardineiras de 80 centimetros de profundidade ?
    Agradeço

    • Silvana,

      As raízes da buganvília são limitadas e pode desenvolver bem em uma floreira com essa profundidade, desde que usado um bom substrato (recomendo o Forth Condicionador Floreiras) e também um fertilizante rico em fósforo, como farinha de peixe ou farinha de ossos.

      Abraços

  26. En la República Dominicana su nombre común es trinitaria. Saludos.

    • Ah, Leonel, muchas gracias por la información.

      Abrazos

  27. Nas minhas viagens reparei que nos locais mais secos, como sul da Califórnia e Mediterrâneo elas são mais bonitas! Muita “flor”

    • Sim Giselle,

      A baixa umidade ambiente e a proximidade do mar, estimulam o florescimento da buganvília.

      Abraços

  28. Não podo a minha,a não ser tiro alguns galhnhos velhos, mas tenho urina de vaca estocada e dilui uns 50 ml em 1 litro de água e borrifo..1 mês depois…tchanddepois flores que não cabem no pé de tantas que aparecem❤

    • Perfeito Anelise!

      A urina de vaca é rica em nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio,
      magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio,
      cloro, cobalto e molibdênio!

      Abraços

  29. Raul, boa noite!Quando e como podar? Tenho uma que a três anos não da mais flores.

    • Bom dia Vânia,

      As podas devem ser feitas após a florada,no outono ou inverno, quando sua dormência ocorre, cortando os ramos mal formados e os ramos improdutivos que não apresentam brotações, estes são chamados de ramos-ladrões, porque não produzem flores.

      Abraços

      • Raul, meu admirável paisagista! Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas hoje vivo nos USA e aqui o frio é agressivo e neva. Será que sobrevive? Adoraria um pouco de Brasil em meu jardim.
        Saudades!

        • Olá Claudia,

          É muito bom saber que você está bem, nos USA!

          Não vai aguentar esse frio a Bougainvillea. Prefira estas:

          Clematis x hybrida – clemátis; (FOTO)
          Lonicera japonica – madressilva;
          Wisteria sinensis – glicinia.

          Abraços verdes!

Secured By miniOrange