Brachychiton acerifolius
árvore-de-fogo

Foto de Bidgee, CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons
Uma arvore australiana com formato colunar, belíssima e espetacular, devido a florada que desponta na primavera deixando a copa totalmente vermelha com seus pétalas em forma de sino e em cachos. No país de origem é considerada a mais bonita entre todas as árvores nativas.
Tolerante à estiagem, cresce bem e rápido em solos enxutos e floresce com abundancia quando a umidade ambiente for baixa, isto favorece seu cultivo em cidades com poucas chuvas, como Santa Rita de Cássia, na Bahia, Goianésia, em Goiás e Brasília. O sistema radicular é profundo, não ocasionando prejuízos às calçadas, portanto ótima como arborização urbana desde que não fique sob a rede elétrica.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
No paisagismo luze magnificamente quando plantada próxima ao jacarandá-mimoso, já que florescem na mesma época, combinando as pétalas azuis do jacarandá com as vermelhas da árvore-do-fogo. Nos jardins resplandece contrastando suas flores carminadas com o azul do céu.
A denominação botânica vem do grego “brachys” que significa curto e “chiton”, que pode ser traduzido como “túnica” em referência ao revestimento da semente e o epíteto acerifolius refere-se à folhagem que é semelhante à de um bordo, do gênero Acer.

Foto de John Robert McPherson, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A reprodução é fácil, feita por sementes, sem nenhum pré-tratamento. A enxertia também é um bom método e as plantas florescerão muito mais cedo do que aquelas cultivadas a partir de sementes.
- Sinônimos estrangeiros: flame tree, Illawarra flame tree, australian flame tree, flame bottletree, flame kurrajong, (em inglês); braquiquito rojo, árbol de fuego, árbol de la llama, árbol botella, esterculea, (em espanhol); flamme australienne, brachychiton à feuille d’érable, (em francês); flaschenbäume, (em alemão); albero della fiamma australiano, (em italiano).
- Família: Malvaceae.
- Características: árvore semidecídua em clima temperado e persistente em tropical.
- Porte: 8 a 10 metros de altura, podendo alcançar mais de 30 metros no seu habitat natural.
- Fenologia: primavera, início do verão.
- Cor da flor: vermelha.
- Cor da folhagem: verde claro e brilhante.
- Origem: Leste da Austrália.
- Clima: subtropical/tropical. Suporta o frio.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.