Buddleja madagascariensis
arbusto-de-fumaça, abelha-do-cabo, alecrim-buganvília, jasmim-buganvília
Deve ser cultivada a sol pleno, em áreas planas, em taludes, vasos grandes ou em renques onde luze seus ramos pendentes, igualmente é muito indicada nas bordas dos espelhos d’ água, criando um efeito singular. Tem folhas ovais a lanceoladas, de 5 a 15 centímetros de comprimento. Por causa do perfume das flores, lembrando mel e agrupadas em panículas e em cachos soltos, atrai beija-flores, borboletas e mariposas.
É interessante contrastar a tonalidade de sua folhagem com outros arbustos que possuam folhas amareladas ou rubras. Isto pode proporcionar um ponto de atração no jardim.
Esta espécie se reproduz principalmente por sementes, mas também pode se multiplicar vegetativamente por meio de fragmentos de caule no verão. Também por divisão, que pode ser feita no início da primavera ou no outono. As sementes são mais comumente dispersas por pássaros e outros animais que comem os frutos carnudos.
- Sinônimos estrangeiros: smokebush, madagascan butterfly bush, (em inglês); aliso de mariposas, aligustre de mariposas, aligustre de verano, (em espanhol); schmetterlingsstrauch, sommerflieder, herbstflieder, (em alemão); glicine di buddleia, albero delle farfalle, lillà d’estate, (em italiano); arbre à papillons, lilas d’été, lilas d’automne, (em francês); hu die hua, xia ziwei, qiu ziwei, (em chinês); fujibakama, natsu ziwei, aki ziwei, (em japonês).
- Família: Scrophulariaceae.
- Características: arbusto lenhoso e perene.
- Porte: 3 a 4 metros de altura.
- Fenologia: outono, inverno.
- Cor da flor: amarela alaranjada e perfumada.
- Cor da folhagem: verde escura na parte superior, cinza prateado no dorso.
- Origem: Madagascar.
- Clima: tropical/subtropical (suporta temperaturas mínimas de até 5º).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.