Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Calophyllum brasiliensis

guanandi, jacareúba, casca-d’anta, fruta garapa

Foto de Mauroguanandi, Public domain, via Wikimedia Commons

Uma árvore de copa arredondada, cujo tronco possui um diâmetro de 60 centímetros a 1 metro, segregando um látex pegajoso e amarelado. É vista em solos encharcados ou muito secos, sendo indiferente a fertilidade deles, podendo crescer em terras pedregosas e até embaixo d’água. Seu fruto pode atravessar o Oceano Atlântico, boiando a partir das costas americanas, sendo capaz de germinar, após isso, em solos africanos.

Foto de mauroguanandi, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Faz parte do primeiro grupo consideradas como madeiras de lei, no período imperial, decretada em 7 de janeiro de 1835; anteriormente, em 1810, um decreto determinava exclusivo da Coroa o seu corte. Na época foi usada intensamente na construção de navios das frotas portuguesa e inglesa. As madeiras de lei brasileiras foram uma parte fundamental no interesse inglês de fazer uma parceria comercial com Portugal, propiciando a vinda da família real portuguesa ao Brasil. A madeira não apodrece, sendo muito mais leve que o carvalho europeu, absorvendo, inclusive, as balas de canhão sem sofrer qualquer dano na estrutura dos navios ingleses e portugueses.

Foto de Mauroguanandi, Public domain, via Wikimedia Commons

As sementes são dispersas por veados, morcegos, araras, peixes e macacos, colaborando com sua multiplicação natural e o mel produzido pelas abelhas que sugam o néctar de suas flores é de primeiríssima qualidade. No estado de São Paulo, o guanandi, consta da lista de espécies ameaçadas de extinção, na categoria quase ameaçada.

Guanandi é palavra tupi-guarani e significa “fruta com goma grudenta”.

Sua reprodução é feita semeando os frutos sem tratamento algum em um solo argiloso e coberto com uma camada de 1 centímetro de substrato peneirado.

  • Sinônimo estrangeiros: Brazil beauty-leaf, false mamery, (em inglês); guanandí, arary, árbol de santa María, calambuco, palo Maria, lagarto caspi, palo de aceite, Barí, (em espanhol); calophylle du Brésil, (em francês).
  • Família: Calophyllaceae.
  • Características: árvore com folhas perenes.
  • Porte: 12 a 25 metros de altura. No Amazonas pode alcançar quase 40 metros de altura.
  • Fenologia: primavera. Frutos no verão/outono.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde brilhante.
  • Origem: sul do México até o nordeste da Argentina, no Brasil, praticamente em todo o território.
  • Clima: subtropical/tropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange