Cananga odorata
ilangue-ilangue, kananga do japão

Foto de Vinayaraj, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Uma árvore de crescimento rápido, com tronco reto de até 30 centímetros de diâmetro, prosperando nas planícies mais úmidas dos trópicos, onde é encontrada em altitudes abaixo de 1.200 metros. Suas flores são muito perfumadas, principalmente à noite, seu aroma é descrito como floral, doce e exótico, produzido por compostos voláteis, como o linalol, o geraniol e o citronelale. Além de suas propriedades medicinais é utilizada na composição aromática de vários perfumes, como o Chanel Nº5, o Dune da Christian Dior, o Cristalle da Chanel e o Arpège da Lanvin. O ylang ylang – que significa “flor das flores” nas Filipinas, permite criar perfumes, dotados de um efeit o floral sem que se possa precisar a flor que foi usada.

Foto de Judgefloro, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Foto de arz, Public domain, via Wikimedia Commons
O óleo essencial é usado na aromaterapia para promover relaxamento, bem-estar e sensualidade. O aroma é calmante e relaxante, e pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, tendo também propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.
No paisagismo é uma árvore versátil que pode ser usada de várias maneiras, como sombra e como atração de pássaros, pois seus frutos são uma fonte de alimento, especialmente para beija-flores e pardais.
A propagação é feita por sementes, que germinam de forma irregular, o mergulho da semente em água quente pode aumentar as taxas de germinação.
- Sinônimos estrangeiros: ylang ylang, cananga odorata, Ilang-Ilang, cananga tree, (em inglês); cananga, ylang ylang, cananga odorata, Ilangue-ilangue, (em espanhol); ylang ylang, frangipanier, bois de cananga, (em francês); ylang ylang, Ilang-Ilang, kanangabaum,, (em alemão); ylang ylang, cananga, Ilangue-ilangue, (em italiano).
- Família: Annonaceae.
- Características: árvore perene.
- Porte: 10 a 18 metros de altura.
- Fenologia: entre os meses de outubro e março.
- Cor da flor: amarelada, muito perfumada.
- Cor da folhagem: verde escura.
- Origem: Malásia, Mianmar, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Indonésia, norte da Australia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Comoros, Madagascar.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Tenho uma nas matas da qui, folhas iguais, tronco com mesma características e flor diferente. Da uma cápsula oval que se abrem, duras, formando uma flor, que depois cai e murcha. Devem ser do mesmo gênero
Henrique,
Talvez se trate de uma Magnolia champaca.
Abraços