Cassia fistula
cássia-imperial, chuva-de-ouro
Uma árvore com desenvolvimento rápido, valorizada no paisagismo e na arborização urbana por causa da sua beleza espetacular, à ausência de raízes agressivas a torna uma boa escolha para cultiva-la nas calçadas. As flores formam cachos exuberantes e chamam a atenção pela sua beleza, além de atrair beija-flores, saíras, sanãs-parda, canários-da-terra, tico-ticos, borboletas e abelhas.
A Cassia fistula é a flor nacional da Tailândia e também é considerada a flor nacional do Sri Lanka e é venerada por representar a iluminação e a sabedoria de Buda. Em certas tradições hindus, é associada ao festival Vishu, comemorado no estado de Kerala, no sudoeste da Índia, onde a árvore é conhecida como “Kani Konna“. Durante o festival, as pessoas decoram seus lares com flores desta árvore como um símbolo auspicioso de renovação e prosperidade.
Pode ser propagada por sementes ou estacas.
- Sinônimo estrangeiros: golden shower, indian laburnum, pudding pipe tree, (em inglês); cassia fistula, caña fístula, cassia imperial, (em espanhol); casse, casse fistula, faux séné, (em francês); goldregen, goldregenbaum, kassie, (em alemão); cassia fistula, cassia imperiale, pioppo cassia, (em italiano); amaltas, kani konna, bahaura, (na Índia); juémíngzǐ, (em chinês); senna, (em japonês).
- Família: Fabaceae.
- Características: árvore caducifólia, perdendo as folhas entre maio e junho.
- Porte: 5 a 10 metros de altura.
- Fenologia: entre dezembro e abril.
- Cor da flor: amarela intensa.
- Cor da folhagem: verde brilhante.
- Origem: Índia, Sri Lanka, Tailândia e Myanmar.
- Clima: subtropical/tropical (tolera frio leve).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.