Cassia leptophylla
falso-barbatimão, canafístula, grinalda-de-noiva, timburiba

Foto de Tracie Hall from Orange County, us, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Uma espécie muito indicada para estacionamentos e arborização de ruas, longe das redes elétricas. Ela oferece boa sombra em razão de sua copa globular, frondosa e de bom diâmetro. Suas flores amarelas surgem em cachos e o perfume que exalam lembra o cheiro do mel. Também pode ser pensada nos jardins residenciais.

Foto de Noleander, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É uma espécie importante em reflorestamentos de preservação permanente, já que seus frutos atraem graxains, macacos, pacas, cutias e porcos do mato quando as vagens estão maduras e caem no chão. A árvore desenvolve em solos bem drenados, em regiões onde as temperaturas são baixas no inverno, não sendo recomendada para o clima tropical.
Para sua reprodução deve-se escarificar as sementes e em seguida semeá-las em canteiros sombreados compostos por substrato. Em aproximadamente três semanas a germinação acontece.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimo estrangeiros: gold medallion, (em inglês); medalla de oro, (em espanhol).
- Família: Fabaceae.
- Características: árvore caducifólia.
- Porte: 6 a 10 metros de altura.
- Fenologia: final da primavera até meados do verão.
- Cor da flor: amarela.
- Cor da folhagem: verde clara.
- Origem: sul do Brasil, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Clima: subtropical/temperado (tolera geadas leves).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.