Cecropia pachystachya
embaúba, imbaúba, pau-de-lixa, árvore-da-preguiça, embaubeira, embaúva-do-brejo, preguiceira, umbaubeira
Ela é amplamente distribuída em todo o país e é uma árvore pioneira, o que significa que é uma das primeiras a colonizar áreas desmatadas ou perturbadas. A Cecropia pachystachya é muito reconhecida por suas folhas grandes, que lembram uma mão com dedos estendidos, frequentemente formando um guarda-sol, com copa pequena e aberta e por seus troncos ocos que frequentemente abrigam formigas, do gênero Azteca que protegem a árvore e vivem em uma relação simbiótica com a planta. As flores, que surgem nas axilas das folhas, são densas espigas cilíndricas e estreitas, protegidas por brácteas. Os frutos secos são pequenos e envoltos por uma polpa carnosa, sendo consumidos por morcegos, macacos-prego, preguiça-de-coleira, tamanduás e muitas espécies de pássaros como sabiás, sanha&cced il;os, saíras, tucanos-de-bico-verde, papagaios, tuins, araçaris, jandaias, periquitos, arapongas, saís, trinca-ferros, anambés, sebinhos, tiês, cotinga-azul, pipiras, pica-paus-de-cabeça-amarela, dançarinos-de-cabeças-vermelhas, surucuás, tico-ticos e cambacicas, sendo muito importantes na disseminação da espécie.
Cresce próxima das margens de florestas primárias úmidas e em clareiras e florestas secundárias. É uma espécie pioneira, de rápido crescimento, mas de vida curta, que brota facilmente em áreas de floresta recentemente desmatadas, ajudando na regeneração natural e prevenindo a erosão do solo.
O nome Cecropia vem de Cecrops, “filho da Terra, meio homem e meio serpente”, ou chamar “caule oco para instrumento de sopro” e o epíteto pachystachya significa “espiga grossa”. O nome vulgar embaúba vem do tupi ambaíba, que significa “árvore oca”.
Os grãos de pólen são levados pelo vento da planta masculina para a feminina. Essa que possui ovário, será fecundada e dará origem aos frutos. As sementes desses frutos, são espalhadas pelos pássaros e outros animais dando origem a novas plantas, ora femininas ora masculinas.
- Sinônimos estrangeiros: trumpet tree, (em inglês); bois-canon, (em francês); ambaybo, (na Argentina e Bolívia); amba’y, (em guarani); yarumo, guarumo, (em espanhol);
- Família: Urticaceae;
- Características: árvore pioneira de crescimento rápido;
- Porte: 4 a 8 metros de altura;
- Fenologia: de julho a janeiro, dependendo da região;
- Cor da flor: amarelada;
- Cor da folhagem: verde na parte superior e esbranquiçadas na parte inferior;
- Origem: Argentina, Bolívia, Paraguai e todo o Brasil;
- Clima: tropical/ subtropical;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
COMO SE CHAMA A VARIEDADE DE FOLHAS BEM BRANCAS, AS QUE EXISTEM EM LARGA ESCALA NO FINAL DA ROD IMIGRANTES, PROXIMO AO JARDIM BOTANICO ?
Claudia,
É a Cecropia hololeuca, para saber sobre ela clique em: https://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/cecropia-hololeuca/ e poderá saber mais.
Abraços