Chrysophyllum imperiale
árvore do imperador, guapeba preta, marmeleiro-do-mato
Os frutos desta árvore, com coloração variando entre amarela e alaranjada, são saborosos e eram muito apreciados por D. Pedro I, assim como pelo seu filho D. Pedro II, que enviou mudas para muitos jardins botânicos do mundo todo. No Segundo Império a árvore foi muito utilizada para carvão e construção de navios, ocasionando quase sua extinção, fato que foi aumentado pelos republicanos por estar associada a figura do Imperador. Atualmente há um exemplar no Campo de Santana e cinco no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As folhas coriáceas são grandes, com 50 a 70 centímetros de comprimento e bordas serrilhadas.
Um levantamento feito em 2015 constatou que há apenas 45 exemplares distribuídos pelo mundo, sendo que a maioria deles estão em jardins botânicos, como em Lisboa, Austrália, Buenos Aires, Florença e Bruxelas. Um majestoso exemplar dela está no Royal Botanic Gardens, em Sydney e foi plantado pelo Príncipe Alfred, Duque de Edimburgo, em 1868. As sementes desta planta foram enviadas ao Rio de Janeiro para facilitar a recuperação da espécie ali.
No paisagismo pode ser usado para fornecer sombra em áreas externas, como parques, praças e áreas de lazer e além de suas qualidades ornamentais, as flores são perfumadas e atraem abelhas e outros polinizadores e as frutas dele são comestíveis e têm um sabor doce e suculento. Isso pode adicionar um elemento funcional aos jardins, fornecendo uma fonte de alimento para pássaros e outros animais selvagens, além de oferecer uma colheita de frutas para os seres humanos.
- Sinônimos estrangeiros: emperor’s star fruit, (em inglês); fruta del emperador, (em espanhol); mela di caimano, (em italiano); fruit de l’empereur, (em francês); sternfrucht, (em alemão); xīng píng guǒ, (em chinês); sutā appuru, (em japonês).
- Família: Sapotaceae.
- Características: árvore perene.
- Porte: 12 a 25 metros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Caríssimo Raul,
Onde encontrar árvore do Imperador para comprar????
Olá Roberta,
O Marco Lacerda, do Sítio E-jardim, vende mudas dela: https://e-jardim.com.br/…/chrysophyllum-imperiale…/ e também o Safari Garden: https://safarigarden.commercesuite.com.br/
Abraços