Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Clerodendrum quadriloculare

árvore-do-cotonete, chuva-de-fogo

Esta é uma das quase 150 espécies do gênero Clerodendrum, etimologicamente seu nome deriva do grego klero = sorte ou fortuna e dendron= árvore.  É bastante frequente sua presença nas matas e beiras de estrada nas regiões de origem e tem se tornado invasora em outros países onde foi introduzida, já que sua dispersão por sementes, brotos e rebentos das raízes é intensa, colonizando grandes espaços. Não é o caso aqui no Brasil, onde encanta graças ao colorido da folhagem e a sua florada curiosa que lembra cotonetes quando ainda as pétalas não abriram totalmente. 

Atrai borboletas, abelhas e pássaros, devendo ser cultivada em solos úmidos e ricos. Recomendo esta arvoreta especialmente para zonas com climas quentes e umidade ambiente alta, sendo os litorâneos muito propícios para um desenvolvimento ideal. Pode ser plantada de modo solitário ou formando renques e cercas.

  • Sinônimos estrangeiros: bronze-leaved clerodendrum, fire works, philippine glorybower, shooting star, starburst bush (em inglês); mil flores (em espanhol); bagauac; bagawak morad (em Filipinas).
  • Família: Lamiaceae.
  • Características: arbusto ou arvoreta com copa globosa ou oval.
  • Porte: 4,00 a 5,00 m.
  • Fenologia: Inverno.
  • Cor da flor: rósea.
  • Cor da folhagem: verde-escuro e opacas com o verso arroxeado.
  • Origem: Filipinas, Nova Guiné.
  • Clima: Subtropical/ tropical úmido.
  • Luminosidade: Sol pleno ou sombra parcial.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

19 Comments

  1. Oi tudo bem. Gostaria de saber porquê minha árvore cotonete perdeu todas as folhas não ficou nenhuma. Ela está bem grande uns três metros estava linda cheia de folhas e flores e já faz mais de três meses que caiu tudo. Será que morreu? Agradecida meu nome é Val.

    • Oi Valéria,

      Podem ser parasitas não visíveis as que causam queda das folhas de seu Clerodendrum quadriloculare, a sarna, o míldio e várias outras doenças provocam esse sintoma. Faça um aplicação de uréia à 5% misturada com água, em forma de pulverização e depois de 4 dias borrife três vezes, semanalmente, com Forth Enxofre.

      No solo, envolta do tronco, aplique o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria. Em seguida revolva superficialmente, para penetrarem melhor e regue discretamente.

      Abraços

  2. Boa tarde,
    Eu adorava ter uma planta acima, mas em Portugal, não consigo encontrar.

    Gostava de saber se o senhor, tem para venda e se pode enviar para Portugal.

    Muito obrigada

    Deolinda Meireles

    • Boa tarde Deolinda,

      Não vendemos plantas. Tampouco sei sobre envio deste Clerodendrum quadriloculare a seu país. Tente por intermédio da Internet um procedimento que lhe solucione isto.

      Abraços

  3. Boa noite! Adorei seu blog…muita informação útil! Li em um comentario aqui sobre o cheiro forte das flores dessa arvore, o cheiro seria parecido com o jasmin? E muito forte? Pois gostaria de planta la perto da minha janela? Gratidao!

    • Bom dia Ana Cesar,

      As flores do Clerodendrum quadriloculare não tem um perfume notável, pelo menos não lembro de ter percebido qualquer aroma nele.

      Pode planta-lo perto da janela, ele não irá incomodar.

      Abraços

  4. Aqui aonde moro tem bastante dessa flor.
    Acho o cheiro bastante forte. Sabe me dizer se suas flores são comestíveis ou se alguma das partes tem função fitoterapéutica?
    Agradecida!

    • Odette,

      O Clerodendrum é utilizado como planta alimentícia pelas larvas de algumas espécies de Lepidoptera, incluindo Endoclita malabaricus e Endoclita sericeus . Borboletas e beija-flores são frequentemente atraídos pelo clerodendro em flor.

      Entre as tribos Zomi, no nordeste da Índia, o Clerodendrum também está sendo usado como alimento.

      Abraços

  5. Tenho uma muda que cairam todas as folhas você sabe como cuidar e qual amelhor adubação para ela?

    • Dandha,

      As folhas podem cair depois de um frio marcante. Faça uma poda suprimindo 20 centímetros da ponta dos ramos e adube, quinzenalmente, com Forth Jardim, regando a muda com uma colher de sobremesa do fertilizante, diluído em 1 litro de água.

      Abraços

  6. Que legal!
    Muito bonita mas estou optando por plantar nativas e da Mata Atlântica e de preferência melifera.
    Um abraço

    • Ah, Márcia,

      Acho perfeita sua posição com respeito as plantas nativas. Opte por elas, a natureza agradece!

      Abraços

  7. Raul, as folhas do clerodendrum são tóxicas para os animais? Tenho uma chácara na zona rural e gostaria de plantar lá…

    • Helenilson,

      Não há nenhuma evidência sobre intoxicação de animais por essas folhas.

      Abraços

  8. Bom dia !

    Primeiramente gostaria de agradecer por me orientar no cuidado da minha palmeira azul. Fiz o replantio com as suas recomendações sobre o preparo do solo. As manchas das folhas sumiram e já abriram 5 novas. Fiquei muito feliz ,obrigada!

    Agora estou com um novo problema. Tenho uma rosa do deserto plantada num vaso e fiz uma poda das folhas. As novas folhas começaram a nascer com as pontas queimadas. O que posso fazer para que fiquem bonitas novamente ? Obrigada.

    • Que bom Juliana, fico feliz com o sucesso desse transplante.

      Para melhorar a rosa-do-deserto (Adenium obesum) pulverize-a com Cupro Dimy e misture ao solo do vaso 1 centímetro de areia e mais 1 centímetro de carvão moído, afofando em seguida.

      Mantenha a muda no sol e regue-a com moderação.

      Abraços

  9. Bom dia, gostaria de saber se as raízes dá árvore cotonete são muito profundas ou se estoura calçadas, pisos dá varanda e tal. Obrigada

    • Giovanna, bom dia,

      Não, a árvore-do-cotonete (Clerodendrum quadriloculare) não possui grandes raízes. Pode plantá-la sossegada.

      Abraços

Secured By miniOrange