Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Columnea gloriosa

colunéia, planta-peixinho-dourado

Foto de Pseudopanax at English Wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons

Suas folhas são verdes acinzentadas, geralmente de textura aveludada e, em algumas variedades, podem apresentar um tom arroxeado na parte inferior. As flores são o maior destaque da planta, elas têm forma tubular e lembram a forma de pequenos peixes, daí o apelido “peixinho-dourado”. Em geral, é uma planta de porte médio, com ramos pendentes que podem alcançar até oitenta ou noventa centímetros de comprimento, sendo muito apreciada para vasos suspensos.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Prefere luz indireta ou sombra parcial, a exposição direta ao sol pode queimar suas folhas, prospera em climas quentes e úmidos, preferindo temperaturas entre 18°C e 25°C. Não tolera bem o frio e gosta de umidade, mas é importante evitar encharcamento, o ideal é regá-la quando o solo estiver levemente seco na superfície.

Foto de Joan Simon from Barcelona, España, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

É muito apreciada como planta ornamental de interior devido às suas flores vistosas e pendentes. Ela é ideal para cestos suspensos, já que seus ramos caem graciosamente, criando um efeito estético. Sua capacidade de crescer bem como epífita a torna adequada para jardins verticais, especialmente em áreas sombreadas e úmidas. Em climas úmidos e com temperaturas amenas, pode ser cultivada ao ar livre, em áreas sombreadas de jardins ou em ambientes que simulam florestas tropicais.

A planta pode ser propagada por meio de estacas de caule. Basta cortar um ramo saudável e colocar em água ou em solo úmido até que as raízes se desenvolvam.

  • Sinônimos estrangeiros: goldfish plant, lipstick plant, (em inglês); planta del lápiz labial, planta del pez dorado, (em espanhol); goldfischpflanze, (em alemão); plante poisson doré, (em francês); pianta pesce d’oro, (em italiano);
  • Família: Gesneriaceae;
  • Características: planta pendente, epífita e perene;
  • Porte: ramos que podem alcançar até 90 centímetros de comprimento;
  • Fenologia: final do inverno até o início do outono;
  • Cor da flor: vermelha ou alaranjada;
  • Cor da folhagem: verde acinzentado;
  • Origem: América Central, do Sul e do Caribe, especialmente na Costa Rica e Colômbia;
  • Clima: tropical/subtropical;
  • Luminosidade: meia sombra, protegida da luz solar direta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *