Corylus avellana
avelã, aveleira, avelaneira, avelãzeira
O Corylus avellana é uma árvore ou arvoreta, com uma copa arredondada e bonita, conhecida por seus frutos comestíveis, chamados avelãs, e por suas folhas ovais, em forma de coração, com margens serrilhadas. No outono, as folhas ficam amarelas antes de cair. As flores masculinas são chamadas de amentilhos e são longas e pendentes, enquanto as flores femininas estão protegidas por uma pequena gema. O fruto da avelã é uma noz redonda ou oval, com uma casca dura e uma cobertura externa verde que se abre quando a noz amadurece. A árvore prefere climas temperados e frios e não se desenvolve bem em regiões tropicais ou subtropicais. O solo deve ser bem drenado, profundo e fértil, ligeiramente ácido a neutro, podendo precisar de podas para manter a forma e estimular o crescimento de novos ramos frutíferos.
As avelãs são consumidas cruas, torradas ou processadas em diversos produtos alimentares, como cremes, chocolates, pães, bolos e outros doces.
Existem várias cultivares de Corylus avellana, algumas mais adequadas para produção comercial de avelãs, enquanto outras são mais adequadas para jardins domésticos. Ela é uma bela adição a qualquer jardim, e pode ser usada como ponto focal ou como parte de uma sebe ou borda, fornecendo sombra fresca no verão, o que a torna uma planta ideal para cultiva-la em áreas onde você precisa de um local para relaxar ou se refrescar, igualmente pode ser usada para criar uma cerca viva densa e impenetrável, sendo uma boa escolha já que aprecia bem a poda. Além de tudo é uma importante fonte de alimento para a vida selvagem, incluindo pássaros, esquilos e coelhos.
A palavra avelã procede do latim nux abellana, que significa noz de Abela. Avella é uma cidade da província de Avellino, perto de Nápoles, onde abundam as avelãs.
Na mitologia celta, as avelãs estão ligadas à sabedoria, e comer avelãs era considerado uma maneira de adquirir conhecimento. Já na mitologia nórdica, a aveleira era uma das árvores associadas a Thor, o deus do trovão, e seus galhos eram usados para invocar proteção.
A Turquia é o maior produtor de avelãs, com 625.000 toneladas, representando aproximadamente 75% da produção mundial. No Brasil, deve ser cultivada apenas nas regiões serranas do Sul e na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, Maria da Fé, Morangal e Monte Verde, entre outras.
- Sinônimos estrangeiros: noisette, coudrier, (em francês); avellano, avellana, avellano, nocilla, (em espanhol); nocciola, nocciolo, (em italiano); hazelnut, cobnut, filbert, (em inglês); hasel, haselnuss, (em alemão); zhēnzi, (em chinês); hēzerunatsu, (em japonês); hodu, (em coreano); fındık, kara fındık, ak fındık, yeşil fındık, tombul fındık, uzun fındık, mesi fındık, çakıldak fındık, köylü fındığı, (em turco).
- Família: Betulaceae.
- Características: árvore caducifólia.
- Porte: 3 a 8 metros de altura.
- Fenologia: final do inverno ou no início da primavera.
- Cor da flor: amarelas as masculinas, as flores femininas são mais discretas.
- Cor do fruto: marrom.
- Cor da folhagem: verde brilhante, no outono as folhas ficam amarelas antes de cair.
- Origem: toda Europa e Ásia Ocidental, na Turquia, Irã e Cáucaso.
- Clima: temperado.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia, É possível obter mudas no Brasil? Seria para plantar em Urubici/SC. Meu whats é 47 999831714. Marcos
Bom dia Marcos,
Você pode comprar mudas de aveleira no Viveiro Cultura Ecológica: contato@viveiroculturaecologica.com.br – (53) 99946-6721.
Abraços