Daphne odora
dafne-de-inverno, dafne-perfumada

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Possui flores tubulares extremamente perfumadas e devido a isto, é ideal para ser plantado próximo a caminhos, entradas ou janelas, onde o aroma pode ser apreciado. Seu odor lembra um mix de especiarias e flores, essa fragrância é tão intensa que, na Coreia, a planta é poeticamente chamada de “chullihyang” um perfume que percorre mil milhas. Pode ser usado como arbusto ornamental em pequenos grupos ou isolados. Sua folhagem atraente também faz dela uma boa escolha para bordaduras ou em vasos grandes. A Daphne odora é uma planta de crescimento lento, mas sua longevidade compensa a espera.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A planta desenvolve melhor em climas frescos, entre 10°C e 25°C. Embora seja tolerante ao frio, temperaturas muito baixas (abaixo de -5°C) podem danificá-la, especialmente as geadas severas. Tampouco suporta calor excessivo e os climas serranos do sul do Brasil, como os encontrados em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que oferecem temperaturas mais frias durante o inverno, podem ser adequados para a Daphne odora.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Todas as partes da planta, especialmente os frutos, são tóxicas se ingeridas. Portanto, deve-se ter cuidado ao cultivá-la em locais acessíveis para crianças ou animais.
A multiplicação da Daphne odora pode ser feita por estacas semilenhosas durante o verão. A germinação por sementes é possível, mas menos comum, pois as sementes podem demorar bastante para germinar.
- Sinônimos estrangeiros: winter daphne, fragrant daphne, garland flower, (em inglês); daphné odorant, thymélée odorante, bois gentil, (em francês); dafne olorosa, torvisco fragante, (em espanhol); duftende seidelbast, winterblüte, (em alemão); ruìxiāng, (em chinés); dafne odorosa, (em italiano); jinchoge,shinchōka, (no Japão).
- Família: Thymelaeaceae;
- Características: arbusto lenhoso;
- Porte: até 1,50 metros de altura;
- Fenologia: final do inverno e início da primavera;
- Cor da flor: rosa-clara, muito perfumada;
- Cor da folhagem: verde-escura e brilhante, algumas variedades podem apresentar bordas com tonalidades mais claras, como o verde amarelado ou creme;
- Origem: China e Japão;
- Clima: temperado/subtropical serrano, não tolera calor;
- Luminosidade: meia sombra, aprecia luz solar indireta, o sol forte da tarde pode danificar as folhas, especialmente em climas mais quentes.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.