Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Dianthus caryophyllus

cravo, craveiro

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com folhas longas, ásperas, finas e textura cerosa, desabotoa flores solitárias ou em grupos, com pétalas serrilhadas, altamente perfumadas, com um cheiro doce e agradável. Necessita de solo bem drenado, fértil e levemente alcalino. Recomendo evitar solos demasiadamente úmidos, pois a planta é suscetível ao apodrecimento das raízes.

Foto de Kenraiz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Os cravos podem ser plantados em grupos para criar manchas de cores vivas, seus caules eretos e flores vibrantes tornam os cravos perfeitos para criar bordaduras coloridas e chamativas em jardins ou parques, suas flores podem atrair abelhas e borboletas, o que favorece a biodiversidade. Graças ao seu porte compacto, também podem ser cultivados em vasos e jardineiras, adicionando um toque de cor e elegância a varandas, pátios e áreas internas.

Foto de Maja Dumat, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O cravo tem um papel importante na cultura popular de vários países. Em Portugal, foi um símbolo da Revolução dos Cravos em 1974, sendo também a flor oficial do estado americano de Ohio. Ele possui uma rica história, sendo cultivado há milhares de anos. Na Roma Antiga, era associado ao amor e à paixão, enquanto na Idade Média simbolizava a distinção e o orgulho. Atualmente, o significado das cores dos cravos varia de cultura para cultura, o vermelho é amor, paixão e admiração, o rosa gratidão, felicidade e carinho, o branco pureza, inocência e boa sorte e o amarelo, desprezo ou rejeição.

O nome “Dianthus” tem origem nas palavras gregas dios (divino) e anthos (flor), significando “flor dos deuses”. Segundo a lenda, o cravo foi criado por Ártemis, deusa da caça, após uma caçada mal sucedida, Ártemis ficou irritada com um pastor que tocava uma flauta, culpando-o por sua distração e pelo fracasso na caçada. Em um momento de raiva, ela arrancou seus olhos e, de onde eles caíram no chão, brotaram cravos. Essa lenda atribui ao cravo um caráter de beleza divina, mas também de tristeza e arrependimento.

A reprodução por estaquia permite a obtenção de plantas idênticas à planta mãe, preservando suas características. É um método mais rápido e eficiente do que a reprodução por sementes.

  • Sinônimos estrangeiros: carnation, (em inglês); clavel,  (em espanhol); garofano, (em italiano); oeillet, (em francês); nelke, (em alemão); kāng nǎixīn, (em chinês); nadeshiko, (em japonês); gvozdika, (em russo); anjer, (em holandês);
  • Família: Caryophyllaceae.
  • Características: planta herbácea bienal ou perene;
  • Porte: 40 a 70 centímetros de altura;
  • Fenologia: durante todo o ano;
  • Cor da flor: branca, rosa, amarela, púrpura ou vermelha, algumas mescladas;
  • Cor da folhagem: azulado;
  • Origem: na região do Mediterrâneo, em Europa, Ásia e norte da África;
  • Clima: temperado/subtropical serrano;
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *