Dimocarpus longan
longana, olho-de-dragão
Uma árvore frutífera parente próxima da lichia, mas com frutos muito mais doces surgindo no verão e semelhantes em tamanho e aparência à lichia, com uma casca fina e uma polpa translúcida e suculenta ao redor de uma semente grande e preta, que dá ao fruto o apelido de “olho de dragão”. Suas flores são pequenas, dispostas em inflorescências. O fruto, com um toque de mel, é consumido fresco e também é utilizado em sopas, doces e chás, assim como em sucos, smoothies e outras bebidas refrescantes.
A longan possui uma copa densa e arredondada, que proporciona boa sombra e um visual agradável. Suas folhas são perenes, o que significa que a árvore mantém sua folhagem durante todo o ano e as flores são pequenas e perfumadas, atraindo pássaros, borboletas e abelhas. Devido ao seu tamanho é mais adequada para jardins grandes ou como árvore isolada em espaços amplos, assim como plantada em fileiras para formar alamedas, criando um efeito visual imponente e proporcionando sombra, onde pode crescer livremente e exibir todo o seu potencial estético.
A longan é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e antioxidantes.
Normalmente é propagada por sementes, mas o enxerto e a alporquia também são métodos comuns para garantir plantas com características desejáveis.
- Sinônimos estrangeiros: longan, (em inglês); mamoncillo chino, (em espanhol); lengkeng, (em malaio); lóngyǎn, long-ngan, (em chinês); lengkeng, (na Indonésia); nhãn, (no Vietnã); longan, (nas Filipinas); lam yai, (em Tailândia);
- Família: Sapindaceae;
- Características: árvore frutífera perene;
- Porte: 8 a 18 metros de altura;
- Fenologia: no início da primavera;
- Cor da flor: creme;
- Cor do fruto: castanho-claro;
- Cor da folhagem: as folhas mais jovens tem tom verde claro e as mais velhas, um verde mais escuro;
- Origem: China, Tailândia, Índia e Vietnã;
- Clima: tropical/subtropical, é sensível ao frio. A temperatura ideal de crescimento varia entre 20-30°C.;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.