Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Dracaena fragrans “Massangeana”

Pau-d’água, dracena

Foto de Louise Wolff –darina 00:18, 7 May 2005 (UTC), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma planta com silhueta afunilada, ideal para ser aproveitada em corredores estreitos, já que não possui copa larga e aparece de maneira compacta, isto é um atrativo para quem quer privacidade, já que ela veda totalmente as vistas externas. Quando adulta perde as folhas velhas que estão mais perto do solo, nesse casso é ideal plantar junto a ela barléria-roxa (Barleria cristata), que também cresce verticalmente, alcançando 1,20 de altura e assim dissimular, vedando totalmente a visão.

Foto de Rašo An, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Sua florada é muito cheirosa, deliciando a vários metros de distância e atraindo abelhas e beija-flores. Pode viver bem em ambientes internos, em vasos ou canteiros, alcançando um porte menor do que em áreas externas e raramente florescendo. Igualmente vegeta até em um recipiente com apenas água. Nestes casos as folhas devem ser orvalhadas periodicamente com água e uma gotas do fertilizante líquido Forh Jardim, mas não água da torneira, já que ela contém flúor, é preferível água de chuva ou água mineral. Quando cultivada em ambientes internos, estudos da NASA a indicam na remoção de poluentes internos, como formaldeído, xileno, tricloroetileno, benzeno e tolueno.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Tolera qualquer tipo de solo, mas desenvolve melhor se este for permeável e enriquecido com um bom condicionador, como o Forth Condicionador Solos. Ele pode ser misturado a terra, usando 50% de cada. Esta Dracaena é multiplicada cortando pedaços dos caules velhos com 10 a 20 centímetros de comprimento, deixando-os secar durante uma semana e inserindo-os depois em areia úmida até enraizarem.

  • Sinônimos estrangeiros: corn plant, happy plant, striped dracena, compact dracena, (em inglês); dracena, tronco del brasil, palo de agua, ( em espanhol); dragonnier parfumé, dragonnier d’Afrique, (em francês).
  • Família: Asparagaceae.
  • Características: arbusto de grande porte.
  • Porte: 3,50 a 7 metros de altura.
  • Cor da flor: creme ou rósea e muito perfumada.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da folhagem: verde com listras amareladas.
  • Origem: Angola, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Quênia, Malawi, Moçambique, Sudão, Tanzânia, Uganda,  Zâmbia e Zimbábue.
  • Clima: subtropical/tropical, não suporta geadas.
  • Luminosidade: meia sombra/ sol filtrado.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange