Erythrina indica picta
brasileirinho, eritrina-bicolor, eritrina verde-amarela, eritrina variegada

Apesar de ser uma árvore estrangeira, ganhou o apelido de brasileirinha por causa da coloração das folhas, semelhante a bandeira de nosso país.
Bastante utilizada pelos paisagistas e adorada pelos beija-flores e pelas cambacicas, suporta bem solos improdutivos, onde se deve fazer adubação com um pouco de matéria orgânica; as eritrinas são fixadoras de nitrogênio, portanto são úteis na recuperação de terrenos degradados ou encharcados.
Seu aspecto é muito expressivo, muito notável, por tanto não deve ser acompanhada, paisagisticamente falando, por espécies de realce e sim por plantas que atuem como coadjuvantes.
- Sinônimos estrangeiros: sunshine tree, coral tree, samoan sunshine tree, indian coral (em inglês); paaribhadra (em sânscrito); mandar, pangara (em hindi).
- Família: Fabaceae.
- Características: árvore de médio porte com folhagem muito ornamental.
- Porte: 8 a 12 m de altura.
- Fenologia: final do inverno (em regiões de clima frio, com a árvore livre, ainda de folhas).
- Cor da flor: vermelha.
- Cor da folhagem: verde e amarela.
- Origem: Austrália, costa Oriental da Índia, Malásia e Filipinas.
- Clima: tropical / subtropical (não aprecia o frio).
- Luminosidade: sol pleno.








Boa tarde!
Estou com dificuldade de consequir mudas da Erythrina indica picta.
O sr sabe onde consigo estas mudas?
Obrigado
Boa tarde Antônio,
Tente na Fazenda Citra: Telefone: (19) 3451-1221 – https://www.fazendacitra.com.br/
Abraços
Minha erythrina verde-amarelo está saindo caroços nas folhas e talos já fiz poda radical e pulverizei calda bordalesa nos galhos, quando brotaram pulverizo a cada 15 dias calda bordalesa e sulfocalcica porém continua aparecendo a doença, como faço pra acabar e não ter que ficar retirando manualmente toda semana as partes doentes
Bom dia Rafael,
Esses sintomas indicam a presença de ácaros e para combate-los faça três pulverizações, semanais, com enxofre, alternando com outras três de calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre).
Abraços
Bom dia vi as suas publicações no tratamento de doenças da Erythrina verde amarelo, a minha encheu de folhas enrugada e caroços tanto na folha como nos talos, ficou horrível, fiz poda radical deixando só os galhos, pulverizei calda bordalesa, e quando ela brotou pulverizo calda sulfocalcica e bordalesa a cada 15 dias, mas mesmo assim continua aparecendo os caroços, como faço pra erradicar isso e não ter que ficar retirando esses ramos doentes
Bom dia Itamar,
Esses sintomas indicam a presença de ácaros e para combate-los faça três pulverizações, semanais, com enxofre, alternando com outras três de calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre).
Abraços
Boa tarde amigo Raul, gostaria de saber se existe alguma planta q possa espantar os percevejos e vaquinhas do jardim,ou se existe alguma formula caseira
Bom dia Bruno,
Pulverize as plantas com uma mistura de água e sabão neutro. Isso ajuda a desidratar os insetos e a remover ovos, também introduza joaninhas, que se alimentam de percevejos e vaquinhas.
Há espécies que repelem esses insetos, como alho, cebola, calêndula e hortelã e uma infusão de alho e pimenta também pode repelir percevejos e vaquinhas, pulverizando as plantas.
Abraços
Raul já te mandei as fotos
Bruno,
Eu já respondi por e-mail na última quinta feira, dizendo o seguinte:
“Alguns insetos, como pulgões e cochonilhas, podem causar a formação de nódulos ou galhas nas árvores e em alguns casos, o que parece ser um nódulo pode ser apenas um crescimento natural da árvore, como gemas ou botões de folhas.”
Abraços
Obg amigo por me responder,não consegui ver a resposta,pois não sei muito bem mexer com emails ,mas valeu , inclusive ia te falar ,os talos de onde saiu as flores,estão ficando pretos e secando,acho q não vai dar semente ????
Oi Bruno,
Fungos como a antracnose podem causar escurecimento e morte dos talos. Procure por manchas escuras ou lesões que possam indicar infecção fúngica. Neste caso faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.
Também insetos sugadores de seiva, como pulgões ou cochonilhas, podem enfraquecer os talos e causar necrose. Se for isto pulverize os galhos com óleo mineral ou vegetal ou
de peixe.
Igualmente a falta de nutrientes essenciais pode enfraquecer a planta e causar escurecimento dos talos. Faça uma adubação usando 500 gramas de farinha de ossos, 500 gramas de torta de mamona e 500 gramas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.
Abraços