Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ficus binnendijkii

ficus-de-folha-estreita, ficus-sabre, figueira-longa, ficus-alii

Foto de Luca Bove, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Suas folhas são longas e estreitas, com uma textura lisa e brilhante e formato de lança ou sabre, daí um de seus nomes comuns. Elas são verdes brilhantes e podem atingir até 25 cm de comprimento e 3 cm de largura. O tronco é delgado e pode ter uma aparência atrativa com a idade, mostrando padrões interessantes na casca. Prefere temperaturas entre 18°C e 27°C. devendo-se evitar temperaturas abaixo de 10°C. Pode tolerar variações, mas não suporta frio e gosta de ambientes úmidos. Se a umidade do ar for baixa, deve-se borrifar diariamente água nas folhas para ajudar a manter a planta saudável.

Foto de Dandarmkd, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Por ter um crescimento denso e vertical, ele é ideal para ser utilizado como cerca viva em áreas sombreadas, proporcionando privacidade e proteção contra o vento. Igualmente é uma excelente planta para interiores devido à sua capacidade de tolerar pouca luz e ao seu crescimento controlado em vasos. Sua folhagem elegante adiciona um toque de verde a qualquer espaço interno. É frequentemente usado em escritórios, lobbies e residências por sua aparência atraente e seu baixo requerimento de manutenção. Pode ser colocado em vasos grandes para criar um ponto focal ou em vasos menores para complementar a decoração.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Como muitas plantas da família Ficus, pode ajudar a purificar o ar em ambientes internos, removendo toxinas como formaldeído e benzeno, entretanto é tóxico para animais de estimação e crianças. Se ingerido, pode causar irritação na boca, na garganta e no estômago.

Pode ser propagado por estacas de caule, na primavera ou início do verão, cortando uma estaca saudável com pelo menos 15 cm de comprimento e  um nó de folha e colocando-a em água, que deve ser trocada a cada 2-3 dias. As raízes devem começar a se desenvolver em algumas semanas.

  • Sinônimos estrangeiros: narrow-leaf fig, indian laurel fig, rubber plant, weeping fig, (em Inglês); ficus de la India, (em espanhol); figuier d’Inde, figuier caoutchoutier, (em francês); gummibaum, (em alemão); fico della gomma, (em italiano); róng shù, (em chinês); gomunoki, (em japonês); indogomunamu, (em coreano); aligue, (nas Filipinas); ma muang himphan, (na Tailândia).
  • Família: Moraceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: de 1,50 a 3,00 metros de altura. Em seu habitat natural, pode atingir até 20 metros de altura.
  • Fenologia: insignificante.
  • Cor da folhagem: verde escuro.
  • Origem: Malásia Peninsular, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Bornéu, Sumatra e Java.
  • Clima: tropical/subtropical úmido.
  • Luminosidade: luz brilhante e indireta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Sou sua seguidora!
    Onde posso encontrar essa Ficus

Secured By miniOrange