Gypsophila paniculata
mosquitinho, mosquitinho branco, gipsofila, branquinha, véu-de-noiva

Foto de PiPi, Public domain, via Wikimedia Commons
O mosquitinho possui uma flor diminuta com cerca de 1 cm de diâmetro, muito ramificada e composta por ramalhetes de pequenas flores dispostas em panículas, que combinada com outras plantas em maciços e bordaduras, cria um efeito bucólico, também é ideal para varandas, sacadas e pequenos espaços, onde pode ser apreciada em toda sua beleza. Igualmente é muito usado em arranjos florais.

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Existem algumas variedades cultivadas de Gypsophila paniculata, incluindo algumas com flores duplas ou em tons de rosa, como a ‘Bristol Fairy’, ‘Flamingo’ e ‘Perfecta’, entre outras.
Gypsophila vem do grego gypsos (calcário, gesso) e philia (amizade), referindo-se à sua capacidade de crescer em solos calcários. A palavra paniculata é latina e se refere a sua inflorescência em panícula.

Foto de Niepokój Zbigniew, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Sua reprodução é feita mediante estacas com 7 a 10 centímetros de comprimento, procedentes da planta mãe, com três pares de folhas. Depois são fincadas na areia durante os meses de verão e regadas para manter um nível de humidade constante.
- Sinônimos estrangeiros: velo de novia, nube blanca, (em espanhol); souffle d’ange, voile de mariée, (em francês); mǎn tiān xīng, (em chinês); gipsówka paniculata, (em polonês); baby’s breath, chalk flower, (em inglês); schleierkraut, gipskraut, (em alemão); stellaria dei prati, fiordaliso selvatico, (em italiano); babysbreath, (em holandês); kasumisou, (em japonês).
- Família: Caryophyllaceae.
- Características: herbácea perene, mas pode ser cultivada como anual em regiões com climas mais frios.
- Porte: 0,60 a 1,00m de altura.
- Fenologia: final do inverno, primavera e verão.
- Cor da flor: branca ou rosada.
- Cor da folhagem: verde-acinzentada.
- Origem: Europa Central e Oriental, oeste da Ásia.
- Clima: subtropical/tropical/temperado.
- Luminosidade: sol intenso.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.