Heliconia vellerigera
helicônia-peluda
É um arbusto que forma touceiras, suas folhas são grandes com cerca de 1 metro de comprimento e 50 centímetros de largura, parecidas com as das bananeiras. As flores, polinizadas por insetos, como abelhas e borboletas, são pendulares e chegam a medir até 1 metro de comprimento, com até 20-30 brácteas com uma forma que lembra um barco, notavelmente peludas com a cor areia nesses pelos. Tolera solos salinos e alagamentos ocasionais. Prospera nas florestas úmidas em baixas e médias altitudes e em áreas caracterizadas por altas precipitações anuais.
O gênero ‘Heliconia’ deve o seu nome ao Monte Helicon, na Grécia, o suposto lar das Musas mitológicas.
Propaga-se por divisão da touceira ou remoção de rebentos encontrados na base da planta-mãe, na primavera, este é o método mais rápido e fácil. Também pode ser por semente, previamente escarificada e colocada em água durante 3 dias para amolecimento do tegumento, em seguida é semeada em substrato orgânico com 30% de areia ou adição de perlita, mantido húmido a uma temperatura de 26-28 ºC.
- Sinônimos estrangeiros: king kong heliconia, lobster claw, furry helicônia, fuzzy hanging heliconia, hairy hanging helliconia, (em inglês); héliconie rouge, queue de homard, étoile rouge, plume de flamant rose, queue de lion, (em francês); rabo de burro, heliconia peluda, (em espanhol); roter helikonien, hummerschwanz, rote sternlilie, flamingofeder, löwenschwanz, (em alemão); heliconia rossa, coda di aragosta, stella rossa, piuma di fenicottero, coda di leone, (em italiano).
- Família: Heliconiaceae
- Características: arbusto herbáceo entouceirado e perene.
- Porte: 2,00 a 4,00 metros de altura.
- Fenologia: primavera, verão, outono.
- Cor da flor: vermelho alaranjada.
- Cor da folhagem: verde com nuances bronze.
- Origem: Colômbia, Equador, norte do Peru e Costa Rica.
- Clima: tropical/subtropical úmido.
- Luminosidade: sombra parcial/sol matutino.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.