Impatiens balsamina
beijo-de-frade, balsamina, bálsamo, maria-sem-vergonha, bálsamo-de-jardim, não-me-toques, ciúmes, maravilha, melindres, papagaios, suspiros
As flores são axilares e podem aparecer durante todo o ano em climas quentes. Os frutos surgem em forma de cápsulas que, quando maduras, se abrem ao menor toque, lançando as sementes a uma boa distância (daí o nome “Impatiens“, que significa impaciente, pela forma como os frutos explodem).
É amplamente utilizada em jardins por suas flores atraentes e facilidade de cultivo. A principal utilização do beijo-de-frade é como planta ornamental. Seus tons vibrantes e longa floração a tornam uma excelente opção para jardins, vasos e canteiros.
Propaga-se principalmente por sementes, que podem ser plantadas diretamente no solo.
- Sinônimos estrangeiros: balsam, busy lizzie, jewelweed, touch-me-not, (em inglês); alegría del hogar, alegría, impaciencia, miramelindo, (em espanhol); balsamina, non mi toccare, (em italiano); balsemine, impatiente, (em francês); springkraut, balsamine, (em alemão);
- Família: Balsaminaceae;
- Características: planta herbácea anual;
- Porte: de 30 a 60 centímetros de altura;
- Fenologia: quase o ano todo;
- Cor da flor: branca, vermelha, rosa e bicolor;
- Cor da folhagem: verde-escura;
- Origem: Índia, China, Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas;
- Clima: subtropical/tropical/temperado, é tolerante ao frio, mas não suporta geadas;
- Luminosidade: sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.