Inga edulis
ingá-cipó, ingá-macarrão, ingá-doce, ingá-de-metro, ingá-de-macaco, ingá-mirim, ingazeira, angá
Uma árvore com copa larga, plana e moderadamente densa, que proporciona boa sombra, com um tronco cinza claro. Ele é o mais indicado para jardins. Essa espécie é popular no paisagismo devido ao seu porte, que a torna adequada para áreas urbanas e jardins. As flores brancas dispostas em inflorescências do tipo espiga, atraem abelhas que são importantes polinizadoras dessas flores e os frutos podem atingir até 1 metro de comprimento. Esses frutos são consumidos por diversas espécies de animais, incluindo macacos, aves e morcegos, contribuindo para a dispersão das sementes. Elas são envolvidas por uma polpa branca, doce e suculenta, muito apreciada e consumida fresca, em sucos, sorvetes e outras preparações culinárias, sendo uma fonte de nutrientes, incluindo açúcares naturais, fibras e pequenas quantidades de vitaminas e minerais. O ingá de metro também tem a vantagem de ser uma árvore de crescimento rápido e de fácil manejo, crescendo bem em climas tropicais e subtropicais, com alta umidade e temperaturas quentes.
Uma espécie de grande importância ecológica e econômica, especialmente em regiões tropicais onde desempenha um papel crucial tanto na manutenção da biodiversidade quanto na subsistência das comunidades locais.
O nome “ingá” vem do tupi “inga’a”, que significa “embebido, ensopado”, uma referência à polpa aquosa dos frutos. Em muitas regiões, os frutos são vendidos em mercados locais, sendo uma iguaria tradicional.
Pode ser propagada por sementes, que germinam rapidamente, ou por estacas.
- Sinônimos estrangeiros: ice cream bean, inga bean, wild tamarind, (em inglês); inga, guaba, guabo, jocote, pacay, (em espanhol); inga, pacay, (em francês); eiscremebohne, (em alemão);
- Família: Leguminosae – Mimosoideae;
- Características: árvore perene em regiões tropicais ou decídua em regiões mais frias;
- Porte: De 6 a 25 metros de altura como máximo, mas em cultivo costuma ser menor;
- Fenologia: primavera e verão;
- Cor da flor: branca;
- Cor da folhagem: verde escuro;
- Origem: Brasil, especialmente na região amazônica, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.