Juglans regia
nogueira-comum, noz inglesa, nogueira persa, nogueira-da-índia
A árvore, cujo fruto é a noz, tem copa ampla e arredondada, muito ramificada e densa, com tronco reto e cilíndrico, suas folhas contem um óleo aromático, além de possuir flores com racemos densos que, posteriormente, se transformam em nozes, podendo ser ingeridas frescas ou secas. O sistema radicular é pivotante e potente, desenvolvendo adicionalmente raízes secundárias superficiais.
Essas nozes se utilizam para a produção de óleo de noz, que pode ser usado para temperos, em saladas ou em deliciosos bolos, e sobremesas. Além disso, pode ser consumido em jejum, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde, devido à presença de Ômega-3 na sua composição. Seu crescimento é relativamente rápido e é longeva, podendo viver três centenas de anos.
Depois de 10 anos sua produção de nozes é de cinco quilos por árvore, quantidade que pode duplicar aos 20 anos. O máximo produtivo, de aproximadamente 18 quilos, acontece entre os 30 e os 50 anos da árvore. Sua madeira é de muito boa qualidade, sendo usada sobretudo no fabricação de moveis de qualidade.
Onome do gênero deriva do latim “jovis glans“, que significa “fruto de Júpiter”. Júpiter era o deus romano dos céus e dos raios, equivalente a Zeus na mitologia grega. O termo reflete a antiguidade da árvore e a importância do seu fruto na história e na cultura e regia significa “real” em latim, uma referência à qualidade superior das nozes produzidas por essa árvore ou à sua presença em jardins reais e em locais de importância histórica.
- Sinônimos estrangeiros: walnut, persian walnut, english walnut, carpathian walnut, madeira walnut, (em inglês); noyer, (em francês); nogal, (em espanhol); noce, (em italiano); walnussbaum, echte walnuss, (em alemão).
- Família: Juglandaceae.
- Características: árvore caducifólio.
- Porte: 10 a 20 metros de altura.
- Fenologia: agosto e setembro.
- Cor da flor: amarela-esverdeada.
- Cor do fruto: marrom.
- Cor da folhagem: bronze-púrpura quando novas e verde escura ao madurar. Amarelas no outono.
- Origem: sudeste da Europa, sudoeste e sudeste asiático, dos Bálcãs até a China.
- Clima: temperado ou subtropical, com invernos frios, mas sem geadas, precisando de ter um número mínimo de 300 horas com temperaturas inferiores a 7ºC para produzir frutos. Não tolera as geadas tardias.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.