Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Juniperus horizontalis

tuia-jacaré,  junípero-rasteiro, junípero horizontal, pinheiro-rasteiro, zimbro rastejante, cedro-jacaré, cedro-rasteiro

Foto de Athantor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma conífera muito original, com folhas em forma de agulha, produzindo pequenos cones, semelhantes a frutos, de cor azulada.  Prefere solos bem drenados, arenosos ou pedregosos, mas é bastante tolerante a diferentes tipos de solo, desde que não sejam excessivamente úmidos, sendo muito resistente ao frio e à seca, adaptando-se bem em regiões com invernos rigorosos.

Foto de Laval University , CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Devido ao seu crescimento rasteiro, é amplamente utilizado para cobrir grandes áreas de solo, prevenindo a erosão e substituindo gramados em locais onde a grama não se desenvolve bem. Muito popular em jardins de pedras, áreas de encostas ou criando bordas definidas e elegantes em canteiros onde seu hábito de crescimento ajuda a estabilizar o solo.

Há variedades como a “Blue Chip”, conhecida por suas folhas azuladas e crescimento compacto. A “Wiltonii”, que apresenta folhagem azul-acinzentada e é bastante rasteira, ideal para áreas que necessitam de cobertura baixa e a “Emerald Spreader” com folhas verde-esmeralda brilhantes, tendendo a adquirir um tom roxo no outono e inverno, especialmente atraente em áreas rochosas.

Foto de Cephas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A principal preocupação com o Juniperus horizontalis é garantir que o solo tenha boa drenagem. Solos encharcados podem causar apodrecimento das raízes e embora não exija poda regular, pode ser necessário remover galhos mortos ou danificados para manter a planta saudável e com boa aparência.

Essa planta é uma excelente escolha para paisagismo, especialmente em locais onde a manutenção deve ser mínima. Ela proporciona uma cobertura vegetal atraente e resistente, ideal para diversas aplicações em jardins e áreas externas.

A multiplicação pode ser feita por estacas e consiste em cortar um ramo da planta mãe e enraizá-lo para gerar uma nova planta geneticamente idêntica. As estacas podem ser lenhosas, retiradas de ramos mais maduros, tiradas no início do outono, elas devem ser tratadas com hormônio enraizante para estimular o desenvolvimento das raízes. As mudas obtidas por estacas são geneticamente idênticas à planta mãe, garantindo a preservação das características desejadas.

  • Sinônimos estrangeiros: creeping juniper, prostrate juniper, carpet juniper, (em inglês);  genévrier horizontal, (em francês); ginepro prostrato, (em italiano); kriechwacholder, (em alemão); enebro rastrero, (em espanhol);
  • Família: Cupressaceae;
  • Características: conífera;
  • Porte: entre 15 a 30 cm de altura, com crescimento horizontal que pode se espalhar por 1 a 2 metros;
  • Fenologia: a produção de cones ocorre na primavera ou no verão, mas pode variar entre indivíduos e regiões;
  • Cor da flor: produzem cones verdes em vez de flores;
  • Cor da folhagem: verde-azulado ou verde-acinzentado;
  • Origem: em regiões montanhosas e rochosas, em Alasca, Canadá e Estados Unidos;
  • Clima: Temperado/Subtropical serrano;
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange