Kalanchoe beharensis
colher-de-pedreiro, kalanchoê, flor-da-fortuna, orelha-de-elefante, veludo

Foto de cultivar413, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Suas folhas são grandes, carnudas, triangulares e com uma textura aveludada, com bordas ligeiramente serrilhadas. Como é uma planta suculenta, é tolerante à seca, a rega deve ser espaçada, permitindo que o solo seque entre as regas o excesso de água pode causar apodrecimento das raízes. Gosta de temperaturas quentes e não tolera bem geadas ou frios intensos. O ideal é manter a planta em ambientes entre 15°C e 30°C. A poda leve pode ser feita para manter o formato da planta e remover folhas secas ou danificadas.

Foto de Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Esta suculenta é bastante apreciada tanto pela sua aparência escultural quanto pela facilidade de cuidados, sendo uma escolha popular para jardins de suculentas e cactos, xeriscapes e também para cultivo em vasos dentro de casa em locais muito iluminados.
O nome beharensis refere-se à cidade de Behara, em Madagascar, de onde é originária. Existem diversas variedades de Kalanchoe beharensis, como a cultivar “Fang”, que é um híbrido com K. tomentosa e possui uma aparência ainda mais interessante.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Pode ser propagada facilmente a partir de estacas de folhas ou caule. Basta cortar uma folha ou parte do caule e deixar secar por alguns dias antes de plantá-la em solo levemente úmido. Também novas plantinhas se desenvolvem nas bordas das folhas, caindo e enraizando facilmente, formando novas plantas.
- Sinônimos estrangeiros: elephant’s ear kalanchoe, panda plant, giant panda plant, (em inglês); kalanchoe oreja de elefante, planta panda, (em espanhol); kalanchoé à oreille d’éléphant, plante panda, (em francês); orecchio d’elefante, (em italiano); elefantenohr, (em alemão); fandrava, (em malgaxe);
- Família: Crassulaceae;
- Características: herbácea perene e suculenta;
- Porte: 30 a 50 centímetros de altura, até 1,50 metros de altura em seu habitat natural;
- Fenologia: inverno;
- Cor da flor: rosada;
- Cor da folhagem: verde-acinzentada ou verde-azulada;
- Origem: Madagascar;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: sol pleno, com pelo menos 6 horas de sol direto por dia.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.