Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Myrciaria jaboticaba

jabuticabeira-sabará, jabuticabeira-murta, jabuticaba caipirinha

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Talvez uma das árvores frutíferas mais admiradas no país. De tão bonita nem precisaria dar frutos, apenas com a florada, grudada no tronco e nos ramos e atrativa para abelhas e pássaros, se torna espetacular, como já fez notar meu amigo e parceiro, o Engenheiro Agrônomo Cristiano Budreckas. Por isso é muito adequada no paisagismo, assim como em grandes vasos nos pátios e terraços. Seu nome deriva do tupi guarani, “iaouti kaua“, fruto de que se alimenta o jabuti e é longeva, podendo viver mais de 100 anos, quando cultivada em solos úmidos, férteis e com boa drenagem. A irrigação por gotejamento é indicada para ela, já que necessita de água constantemente, porém sem deixar ench arcamentos. Pulverizações quinzenais com Forth cobre, antes da florada, previnem o aparecimento da ferrugem.

Foto de Bruno.karklis, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os frutos, deliciosos, são consumidos in natura, mas também em geleias e licores. Em Virginópolis, no leste de Minas Gerais, há uma tradição anual, em novembro, de realizar o Festival da Jabuticaba. Isto acontece na época em que as árvores estão cheias de frutos, proporcionando, também, vinhos e doces a partir de seus frutos.

A adubação no momento do plantio deve ser composta por 300 gramas de calcário dolomítico, 15 kg de esterco de curral curtido, 150 gramas de superfosfato simples e 400 gramas de farinha de ossos. Depois, quando já está produzindo,  é conveniente adicionar ao solo 30 kg de esterco e 1 kg de farinha de ossos, todos os anos nos finais de inverno.

Esta é uma das populares, entre as dezenas de variedades, sendo propagada por sementes, estacas ou, preferentemente, por enxertia, o que acelera a frutificação.

Foto de Paulo4718, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: brazilian grapetree, black jaboticaba, (em inglês); yabuticaba, jabuticaba, jaboticaba, (em espanhol); taanumox, guapur&u acute;, (na Bolívia); guapurú, Ivaporú, iva purú, yvaporû, yvapurû, yva hu, (em guaraní); yabuticaba, guapurú, (em Argentina).
  • Família: Myrtaceae.
  • Características: árvore frutífera de copa densa, esgalhada e perene.
  • Porte: 4 a 8 metros de altura.
  • Fenologia: de julho a agosto e de novembro a dezembro.
  • Cor da flor: branca
  • Cor do fruto: roxo escuro, em agosto até novembro e de janeiro a fevereiro.
  • Cor da folhagem: avermelhada quando novas e verdes quando formadas.
  • Origem: Sudeste do Brasil, em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, especialmente na Mata Atlântica.
  • Clima: Subtropical/Tropical úmido.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Tem como conseguir mudas

    • Valmari,

      Em Cerquilho (SP), Fernando Grando plantou 40 mil pés de jabuticabeiras, com preços entre R$ 150 a R$ 6 mil. E as encomendas não param de chegar. A planta é colocada no caminhão com todo cuidado. Telefone: (15) 3282-2626.

      Abraços

  2. Oi Raul, sao 30 kg de esterco mesmo?? Uma vez ao ano?

    • Sim, Elaine,

      Isto é feito em plantas adultas e o esterco deve ser incorporado na projeção da copa e em seguida o solo deve ser revolvido superficialmente para penetrar melhor.

      Abraços

Secured By miniOrange