Opuntia cochenillifera
palma-doce, urumbeta, cacto-de-cochonilha, palma-de-engorda, palma forrageira, nopal
Também classificada anteriormente como Nopalea cochenillifera, esta cactácea tem caule cilíndrico com ramos achatados, carnosos e ovalados, conhecidos popularmente por “palmas” e cientificamente por “cladódios”. É forrageira e comestível, largamente difundida no Nordeste brasileiro, em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Igualmente é conhecida por ser utilizada na produção de cochonilha, (Dactylopius coccus), um corante natural vermelho derivado dos insetos que infestam esta planta e utilizado em cosméticos, alimentos e tecidos. Tende a ter cladódios mais curtos e espinhos menores ou ausentes, do que a Opuntia elata, o que a torna mais manuseável. As flores se transformam em frutos pequenos e comestíveis, conhecidos como “nopalitos” no México e são preparados de várias formas, incluindo saladas, sopas, geleias, ensopados e pratos refogados. Na atualidade é usado pela indústria alimentícia, sendo adicionado em iogurtes, geleias, sorvetes, bolos de frutas, biscoitos e refrigerantes, para dar cor vermelha, principalmente aqueles de sabor morango ou frutas vermelhas, podendo ser identificado como um ingrediente na embalagem do produto: “corante natural carmim-de-cochonilha”. Igualmente é aproveitado na indústria de cosméticos, onde é usado principalmente na fabricação de xampus e maquiagens, como batons e sombras.
Pode ser plantada individualmente ou em grupos, como cerca-viva, ou mesmo em vasos para decoração, sempre cultivada a pleno sol, em solos bem drenados, podendo crescer em solos pobres e arenosos.
A propagação é geralmente feita por meio de estacas dos cladódios, que enraízam facilmente.
- Sinônimos estrangeiros: cochineal cactus, prickly pear cactus, tuna cactus, (em inglês); nopal, cochineal, tuna, higo de tuna, chumbera, (em espanhol); fico d’India, (em italiano); figuier de barbarie, raquette, (em francês); opuntienkaktus, cochenillekaktus, (em alemão); sabar al-shawki, (em árabe); xiān rén zhǎng, (em chinês); nāgfanī, (na Índia); senninjō, (em japonês); opuntsiya, (em russo).
- Família: Cactaceae.
- Características: cacto perene.
- Porte: 1 e 3 metros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: avermelhada.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: México, América Central e o Caribe.
- Clima: tropical/subtropical e tolerante a seca.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Muito interessante: vi essa mesma planta, também florida neste final de semana, no Texas USA.
Ana Maria,
Sim, em Texas é muito frequente!
Abraços