Pandanus utilis
Pândano
Árvore escultural, com formato piramidal único, chama à atenção por causa de suas folhas espatuladas e raízes aéreas que assemelham se a muletas de sustentação. Estas indicam que a espécie é nativa em locais pantanosos e arenosos próximos às praias, sendo, nesses casos, útil no controle da erosão. Os frutos femininos são formados por numerosas drupas que pendem dos ramos e são consumidos cozidos, em Kiribati, Ilha de Reunião e Ilha Mauricio. Flutuam no mar e assim surgem mudas nos Oceanos Indico e Pacífico, sem a ajuda do homem. As espécies masculinas possuem flores amarelas e aromáticas e suas sementes são usadas na confecção de terços e colares. Com as fibras das folhas são feitos chapéus, cordas, tapetes, cestas; servindo, também, para cobrir as casas dos nativos.
É digno de dó ver essa árvore sendo usada em locais com solos pobres e pedregosos, como lamentável, também, quando utilizada em vasos onde as raízes não conseguem desenvolver. Os Pandanus, como o próprio nome já indica, são de locais pantanosos, com alta umidade ambiente, ocasionada pelas chuvas, pelo orvalho diário e pela associação de outras espécies que densamente convivem com eles.
- Sinônimos estrangeiros: common screwpine (em inglês); fruit du vacoa (em francês); schraubenbäume (em alemão); pándano (em espanhol); pandang (em malaio); pandan(em indonesio)
- Família: Pandanaceae
- Características: Árvore escultural
- Porte: 6 a 15 m. Copa cônica.
- Cor da folhagem: Verde escuro
- Origem: Madagascar, Ilhas Mauricio, Reunião e outras na Polinésia
- Clima: Tropical / subtropical, com alta umidade ambiente. Solos úmidos ou encharcados.
- Luminosidade: Sol pleno ou meia-sombra
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá, Raul! Primeiramente parabéns pelo trabalho e pelo blog.
Gostaria de pedir uma ajuda. Meu Pandanus começou a perder folhas e dois dos 3 galhos que ele tem ficaram totalmente sem folhas. Só restaram folhas na terminação do caule principal. Seguindo algumas das suas orientações para outros leitores, borrifei ontem toda a planta com um antifúngico. Vou aguardar a melhora. Minha dúvida é se nos galhos que perderam todas as folhas ainda há chance de nascerem folhas novamente ou estes galhos ficarão sem folhas a partir de agora. Existe algo para se fazer para recuperar galhos/pontas sem folhas? Estou muito chateada pois a planta que tinha 3 galhos com folhas agora só tem folhas no meio… Há como fazer novas brotações?
Muito obrigado
Marie,
Obrigado pelo carinho!
Se os galhos ainda estiverem vivos (não secos ou murchos), há uma chance de recuperação. O crescimento de novas folhas pode ocorrer, mas depende da saúde geral da planta e do ambiente.
Galhos secos ou quebradiços, que perderam vigor, provavelmente não produzirão novas folhas.
Se os galhos estiverem completamente secos, o ideal é podá-los, pois não se regenerarão. Isso permitirá que a planta concentre sua energia nos galhos saudáveis.
O bokashi é um adubo fermentado que contém uma mistura de materiais orgânicos ricos em nutrientes. Ele oferece uma nutrição equilibrada para o Pandanus, além de melhorar a qualidade do solo.
Abraços
Boa noite. Comprei um Pandanus adulto com dois galhos e várias raizes aéreas. No último mês começou a perder muitas folhas, inclusive um dos galhos já ficou totalmente careca, e notei que as raizes áreas estão murchas, assim como algumas partes do caule principal. Como posso salva-lo?
Bom dia Lucas,
Durante o transplante, as raízes podem estar danificadas, então é importante não exagerar na rega, pois o excesso de água pode causar apodrecimento das raízes.
Mantenha o solo úmido, mas evite encharcar. Regue quando a camada superior do solo estiver seca.
Se foi transplantado para uma área com muita exposição solar, mova-o para um local de sombra parcial até que a planta se recupere.
Não adube imediatamente após o transplante, pois as raízes ainda estão se ajustando. Após algumas semanas, se a planta mostrar sinais de melhora, adicione uma adubação leve com adubo orgânico.
Se houver folhas muito danificadas ou murchas, remova-as para que a planta possa concentrar energia nas partes saudáveis.
O transplante pode causar estresse, então pode levar algum tempo para que a planta se recupere completamente. Seja paciente e continue monitorando as condições do solo e as necessidades da planta.
Abraços
Caro Raul, muito obrigado pela rápida resposta e atenção. Sobre o transplante, eu não fui muito claro, já faz um pouco mais de 1 ano, então talvez não seja este o problema. Tenho um outro Pandanus também transplantado na mesma época e que está ok em local próximo. Este que está em sofrimento, tem aparência de ser mais “idoso” que o outro.alem das folhas caindo e raizes murchas, notei também que algumas raizes estão ocas e com uma espécie de pozinho preto dentro. Também percebi que há um buraco no caule. Achas que pode ser alguma patologia?
Desde já, obrigado. Admiro muito seu trabalho no blog. Abraços
Olá Lucas,
As raízes murchas e ocas podem indicar que o sistema radicular está comprometido, possivelmente por podridão radicular, causada por fungos como o Phytophthora ou o Pythium. Esses fungos geralmente atacam quando o solo está excessivamente úmido.
O pozinho preto nas raízes indicam a presença de fungos, como o Aspergillus niger, ou até mesmo excrementos de pragas como cupins ou formigas e o buraco no caule pode ser resultado de ataque de insetos, como brocas, que se alimentam internamente da planta, ou podridão causada por algum tipo de fungo.
Para combater a podridão radicular, use um fungicida sistêmico à base de fosetil-Al, metalaxil ou algum outro recomendado para Phytophthora e Pythium. Aplique o fungicida tanto no solo quanto nas partes aéreas da planta.
Retire com cuidado as raízes podres e ocas e, se possível, as partes do caule que estão danificadas. Use ferramentas esterilizadas para evitar a propagação de doenças.
Abraços
Boa noite o meu Pandanus estava com umas barbas de velho decorando ele, observei que a mesma estava afetando seu tronco, chegou a dar um buraco em toda extensão do mesmo, removi a parte podre e joguei canela na esperança da mesma cicatrizar. Teria alguma outra dica para solução desde problema. Desde de já agradeço a atenção!
Boa noite Ney,
O procedimento que fez foi perfeito, agora pode o untar o buraco com parafina e depois passar uma pasta selante, que pode ser Biofert Fix ou Calpik, disponíveis em lojas de jardinagem.
Abraços
Bom dia!!! tenho tres pandanos de 25 anos. Há alguns anos um deles apresentou um buraco no caule, mas não afetou a viabilidade de suas folhas. Coloquei cimento dentro do caule e ele segue vivo. De uns tres meses pra cá, o maior deles encheu de sementes, mas descobri que tinha uma espécie de cupim em seu caule que o deixou oco tb. De lá pra cá ele está secando inteiro e parece q vai morrer. O que posso fazer?
Bom dia Letícia,
Cupins no caule do Pandanus utilis podem causar grandes danos, como o apodrecimento interno, o que pode levar a planta a secar e até morrer. Quando o caule está oco e a planta começa a secar, as chances de recuperação podem ser limitadas, mas ainda há algumas medidas que você pode tentar para salvá-la ou ao menos retardar o processo.
Dissolva em banho-maria 50 g de cera de abelha e
adicionar 30 ml de essência de bergamota. A pasta
resultante deve ser passada sobre o furo da madeira.
O óleo volátil da essência é mortal para o cupim.
Remova cuidadosamente as partes da planta que estão secas, sem cortar partes ainda saudáveis, para tentar conter o avanço do problema e aplique fertilizantes ricos em potássio e fósforo para fortalecer o sistema radicular e a estrutura da planta.
Abraços
Olhe como esta meu pandanusO que
fazer?
Estao secando as folhas e ficando pretas e molhadas junto ao tronco
Maria Alice,
Um ambiente úmido pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas ou bacterianas. Manchas pretas e tecidos moles são sinais típicos de infecção, especialmente se o tronco ou as folhas estiverem afetados.
Aplique fungicidas, como Cupro Dimy, se suspeitar de infecção fúngica.
Remova as partes afetadas para evitar a propagação de doenças.
Abraços
Boa Noite.
Tenho um pandanus utilis no jardim do condomínio.
Tem uns 10 anos de idade.
Estou preocupado com a raiz principal perfurar a manta de proteção e haver infiltração de água na garagem que fica no subsolo.
Você saberia me dizer a profundidade da raiz principal?
Tenho que me preocupar com isso?
Boa noite Edson,
Sim, é motivo de preocupação, as raízes do Pandanus utilis são consideradas agressivas, se desenvolvem a partir do tronco e dos ramos, uma característica distintiva da planta. Essas raízes podem se espalhar amplamente e penetrar profundamente no solo, buscando água e nutrientes. Devido a essa agressividade, as raízes do pandanus podem causar danos a manta de proteção e estruturas próximas, como calçadas, tubulações e fundações do edifício.
A profundidade exata pode variar dependendo das condições do solo e do ambiente em que a planta está crescendo, podendo penetrar no solo até cerca de 2 metros de profundidade, em casos extremos.
Abraços
Olá Raul, como vai?
Eu tenho um pandanus que foi plantado há 06 meses, e há cerca de 02 meses as folhas começaram a ficar com as pontas amarelas e aspecto de seca…
Gostaria de saber se isso é normal ou se tem algo de errado…
Segue foto do pandanus:
https://tinypic.host/images/2024/04/03/WhatsApp-Image-2024-04-03-at-12.17.12-PM.jpeg
Obrigada!
Olá Letícia,
Não é normal, seguramente é falta de água, deve rega-lo com mais frequência e tire as pedras, já que elas podem desidratar a planta. Faça uma adubação, também, com farinha de ossos.
Abraços
Boa Noite,
Tenho uma pandano que foi transplantado faz 1,5 mais ou menos e ele esteve bem esse tempo todo. Recentemente ele secou todas aa folhages das 4 ramificaçoes que ele possui, hoje retirei as folhas e percebi que em 2 das pontas parece ter pequenos brotos novos que irao crscer. o que será que houve? reparei que parecia podre o miolo e tbm com uns pontos brancos, tipo uns bichos parecendo filhotes de carrapatos branquinhos… será fungos. Hoje ia retira la do lugar, mas resolvi ver se os brotos irao pra frente.
Boa noite Pedro,
Não ficou claro há quanto tempo foi transplantado seu pándano, você diz “faz 1,5”, isto é semanas, meses?
Esses bichinhos são provavelmente ninfas de cochonilhas. As cochonilhas são insetos sugadores que se alimentam da seiva das plantas. As ninfas são pequenas e brancas, e geralmente se encontram no verso das folhas. Elas podem causar danos às plantas, pois sugam a seiva, o que pode fazer com que as folhas murchem e caiam.
É importante removê-las o mais rápido possível. Você pode fazer isso com uma escova de dentes ou com um cotonete embebido em álcool.
Se o miolo estiver realmente podre, ele terá um cheiro forte e desagradável, isso pode ser causado por excesso de água, fungos ou bactérias. Evite molhar as folhas quando rega e faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa.
Abraços
Meu pandanus cresceu muito. As raízes atingiram a tubulação de esgoto. Entupiu ralo e sanitário do banheiro. Agora descobri que avançou em direção a piscina de fibra causando rachaduras e deformações. As folhas caem o ano todo e apresentam dentes semelhantes a serrotes. Meu conselho é não plantar próximo a canos e piscinas. De preferência somente em chácaras em local distante. Planta muito difícil de lidar.
Marcos,
Sim, as raízes do Pandanus utilis podem ser agressivas e afetar encanamentos e outras estruturas. Essas raízes são chamadas de raízes aéreas e são caracterizadas por serem finas e flexíveis. Elas crescem em direção à luz e podem se enroscar em torno de objetos, embaixo do solo.
Se as raízes aéreas do Pandanus utilis enroscarem em torno de um encanamento, elas podem causar danos, como rachaduras ou vazamentos. Além disso, as raízes podem obstruir outras edificações, como piscinas, causando problemas de rachaduras e drenagem.
Abraços
Boa tarde, posso fazer poda na minha pandanus utilis?
Boa tarde Edleia,
O Pandanus utilis não aceita bem a poda de suas folhas, principalmente as que estão no topo. Somente pode suprimir as folhas velhas e secas, caso contrário a planta terá aspecto de mutilada.
Abraços
É natural as folhas ficarem secas e caírem constantemente?
Sim Iara,
As folhas velhas perdem a cor, ficando marrons, caindo em seguida.
Abraços
Bom dia
Tenho dois pândanos estão sempre com as pontas amarelas agora surgiu esta mancha no caule de um
Não sei o que é
Bom dia Silvana,
Pode ser ferrugem, um fungo que causa essas pontas amarelas. Para combater essa doença, proceda assim:
– Ao regar (sempre na parte da manhã), procure não molhar as folhas;
– Faça uma adubação usando 100 gramas de sulfato de potássio, diluídos em 15 litros de água, em volta de cada muda;
– Pulverize as folhas três vezes, semanalmente, Com Forth Cobre, alternando outras três, com Forth Enxofre.
Abraços
Meu nome é Henry e eu gostaria de saber o comprimento que atinge as raízes da padanus utiis.
O diâmetro é informado, mas o comprimento das raízes não.
Saberia me dizer?
Olá Henry,
O comprimento das raízes do Pandanus utilis é limitado a sua parte aérea, já que subterraneamente elas não se expandem em demasia.
Abraços
Boa tarde, tenho um Pandanus com 10 anos de idade e um dos ramos começou a secar a folhagem e parece que o interior do miolo apodreceu e está atingindo outras ramificações. Não sei se é algum fungo, gostaria de saber se tem o risco de ficar mais intenso e prejudicar toda a planta e se posso fazer alguma coisa? Obrigado
Bom dia Carlos,
Seguramente seu Pandanus foi atacado por bactérias ou fungos. Também pode ser uma cigarrinha fêmea que põe ovos nas costas das folhas do pandanus. Quando os ovos eclodem, as cigarrinhas se acumulam dentro das bainhas das folhas bem compactadas, onde se alimentam da seiva da árvore.
Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre e outras três com Forth Enxofre, de forma alternada e verifique a presença de cigarrinhas, neste último caso combata-as com Metanat PM, da Natural Rural ou com Metarril M102, da Itaforte.
Abraços
Boa tarde, tenho um Pandanus com 10 anos de idade e um dos ramos começou a secar a folhagem e parece que o interior do miolo apodreceu e está atingindo outras ramificações. Não sei se é algum fungo, gostaria de saber se tem o risco de ficar mais intenso e prejudicar toda a planta e se posso fazer alguma coisa? Obrigado
Olá tenho plantei vários pandanus, no inverno ficaram com as folhas amareladas, achei que era por causa do frio, mas agora começaram a morrer, o que posso fazer para salvar
Bom dia Elisandra,
Seus Pandanus estão sendo atacados por uma doença fúngica, talvez o fusarium. Proceda da seguinte maneira:
Corte as folhas amareladas;
Diminua drasticamente as regas;
Adicione ao solo, para cada planta, 1 kg de calcário dolomítico misturado com 60 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
Regue com extrato de casca barbatimão a 5% e repita isto mais duas vezes, semanalmente;
Pulverize o solo onde eles estão plantados com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma e repita isto mais duas vezes, semanalmente.
Abraços
Olá tenho vários pandanus, no inverno as folhas amarelaram, mas agora as árvores começaram a morrer, o que posso fazer para salvar
Olá Elisandra,
Vou responder por e-mail.
Abraços
Como faço para enviar as fotos do pândano com o problema?
Stefano,
Envie ao meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br
Abraços
Bom dia. Meu pândano está desenvolvendo muito bem, porém, apresenta uma folhagem amarelada nas pontas das folhas. Tenho alguns exemplares de vários tamanhos e todos com a mesma anormalidade. Não tenho costume de molhar a copa, apenas a cova. Molho diariamente. Minha região é seca e tem muito sol.
Bom dia Stefano,
O excesso de cloro na água pode acarretar esse sintoma, verifique isto.
Abraços
Boa tarde, Raul!Como está?
As raízes do pandanus abaixo da terra são agressivas? Destroem mantas de condomínios?
Bom dia Myrian,
Tudo bem contigo?
As raízes subterrâneas do Pandanus não são agressivas, elas são aéreas e superficiais.
Abraços
Boa tarde, Raul!Como está?
As raízes do pandanus abaixo da terra são agressivas? Destroem mantas de condomínios?
Tenho um pandanus adulto mas as pontas das folhas estão amareladas, o que fazer?
Janete,
Esse sintoma indica deficiência de nitrogênio, molibdênio e/ou cobre. Faça uma adubação com farinha de ossos e torta de algodão.
Abraços
Como combater as manchas amarelas no pandanus
José,
Essas manchas amarelas podem ser ocasionadas pela ferrugem, um fungo que causa essas pústulas. Para combater essa doença, proceda assim:
– Ao regar (sempre na parte da manhã), procure não molhar as folhas;
– Faça uma adubação usando 100 gramas de sulfato de potássio, diluídos em 15 litros de água, em volta da muda;
– Pulverize as folhas três vezes, semanalmente, Com Forth Cobre, alternando outras três, com Forth Enxofre.
Abraços
Olá, li todos comentários aqui no seu post , acredito que o que procuro já está em alguns deles, mas como não quero errar gostaria que pudesse analizar o que está acontecendo com meu pandanus, pois apareceram partes ocas e escuras nas cabeças deles , desde ja agradeço a disseminação da sua sabedoria, se tiver uma forma de lhe enviar as fotos me avise
Olá Christian,
Se há um escorrimento de resina, pode ser resinose. Nessas partes ocas passe pasta bordalesa com um pouco de óleo de neem e tampe com betume ou alcatrão.
Abraços
Tenho um pandanus e está com uma podridão em caule, escura e parece q vai esfarelando o mesmo. A seiva só está passando por metade do caule e a estrutura está ficando afetada. O q faço?
Ayres,
O tronco afetado pode ser tratado fazendo inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa. Limpo e desinfetado, o buraco deve ser preenchido com cimento e, por último, para selar as bordas da casca, aplique um mastique, cuja receita é a seguinte:
200 g de cera de abelha
60 g de breu
30 g de sebo de vaca
Derreta os ingredientes em fogo brando, misturando com uma espátula de madeira.
Abraços
Olá, tudo bem? Tenho um pândanos em um vaso grande mas onde mora venta muito, as folhas entortaram e tivemos de tirá-las, não sei se entortaram por causa do vento ou se apodreceu, se puder me dar uma ajuda, não sei se tem como brotar novas folhas já que está sem nenhuma, obrigada.
Olá Andréia,
Seguramente o vento não foi o responsável pelo que aconteceu com as folhas, já que o Pandanus utilis suporta os ventos. O que deve ter acontecido é um vírus ou um ataque de fungos.
Não é provável que ele se recupere, pelo menos é o que vejo na foto que nos envia. Porém aguarde um par de semanas observando se surge uma brotação. Nesses dias não regue a planta, veja apenas que o solo do vaso esteja quase seco.
Abraços
Abraços, muito obrigada ?
Você merece, Andréia!
Abraços
Como fazer outra árvore apartir da cemente
Francisco,
Faça da seguinte maneira: colha as pinhas e separe cada frutinho, colocando-o em água para despolpar. Em seguida semeei em uma mistura de composto orgânico com areia média lavada, em partes iguais, mantendo sempre o solo levemente úmido. O local para isto deve estar protegido dos ventos. Essas sementes demoram entre 2 e 3 meses para germinarem. Quando isto acontecer pode levar as plantinhas para um local com sol rendado.
Abraços